X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

geração de riquezas
Política e Economia

Por que chegamos aonde chegamos?

Entender o contexto da economia brasileira nunca foi tão importante


Aqueles que têm o hábito de culpar o capitalismo por todas as coisas ruins que acontecem no país deveriam seriamente rever os seus conceitos. Embora esta afirmação pareça absurda, é importante compreendermos que o Brasil, na verdade, nunca foi um país verdadeiramente capitalista. Vamos entender porquê.

O Brasil nunca foi um país verdadeiramente capitalista. Click To Tweet

Embora isso confunda muitas pessoas, o fato de existir dinheiro em circulação em um país não é suficiente para torná-lo capitalista. Isso significa apenas que a população usufrui de uma liberdade econômica relativa para comprar e vender. Até mesmo em países socialistas há circulação de dinheiro, o que não vem a ser surpresa alguma. Isso ocorre em função de um fator relativamente simples: até mesmo governos socialistas compreenderam que economias completamente estatizadas levam seus respectivos países ao colapso rapidamente. Um bom exemplo disso está na União Soviética dos anos 1930, e no Camboja do Khmer Vermelho, cujo governo socialista, liderado por um corrosivo e virulento ditador conhecido como Pol Pot, desmantelou completamente a nação em apenas quatro anos. Portanto, iniciativa privada e livre mercado são elementos fundamentais para o desenvolvimento econômico salutar de uma nação.

Mas não se engane: nós vivemos em um país socialista. De acordo com a versão mais recente do Índice de Liberdade Econômica do Heritage Foundation, somos mais socialistas do que a Rússia e a China. Isso significa que lidamos com uma economia restrita, burocrática, retrógrada, sufocante e dominada por cartéis.

Mas não se engane: nós vivemos em um país socialista. Click To Tweet

O que muda de um país socialista para um país verdadeiramente capitalista é a formatação de sua conjuntura econômica. Países capitalistas usufruem de uma economia de mercado. E por isso são desenvolvidos. Países socialistas, por sua vez, padecem debaixo de uma economia de cartel. Por isso são subdesenvolvidos, e não raro tem de lidar com problemas relacionados à recessão econômica. Como é o nosso caso.

O desenvolvimento de uma economia de cartel no Brasil, como todos sabemos, em sua forma mais agressiva, ocorreu durante os anos de governo petista, e agora sofremos as consequências de sua mordaz e dilacerante ressaca. O capitalismo de cartel arregimenta em torno de si uma poderosa estrutura que envolve o governo, grandes empresas, estatais e megacorporações. A partir do conluio do estado com empresários e executivos, um sistema financeiro é estruturado para enriquecê-los de maneira contínua e sistemática. Em decorrência disso, uma monumental estrutura financeira é elaborada para atendê-los, o que incorre em uma ostensiva e descomunal infusão mercantil de metacapitalismo, um fenômeno financeiro parasitário caracterizado pela envergadura de um sistema mercadológico que abastece contas bancárias particulares com recursos públicos, associados a negócios, contratos, licitações e transações fraudulentas corroboradas pelo estado. Desta maneira, desenvolve-se um pretensioso amálgama entre estado e setor privado, que intercala agentes do governo e proprietários de megacorporações, com a única finalidade de tornar todos os envolvidos extremamente ricos. E no compasso do que é alardeado como um “exponencial e fascinante crescimento econômico”, surgem metacapitalistas de renome, sendo Eike Batista o mais notório exemplo neste caso. Dessa maneira, é estruturado um sistema econômico de monopólios que os favorece, fazendo o dinheiro circular apenas entre eles. E enquanto eles enriquecem, a população, na mesma proporção, empobrece.

Mas e antes do governo petista, o que nós éramos? Não podemos nos iludir achando que nossas políticas econômicas eram verdadeiramente desenvolvidas, porque não eram e nunca foram. Na época de FHC, o socialismo fabiano começara a ser implantando no Brasil. E ao longo de toda a sua história – embora tenhamos vivido momentos de expansão e crescimento econômico, é verdade –, o Brasil nunca foi verdadeiramente uma economia de mercado. A economia sempre foi pontuada por princípios paternalistas, patrimonialistas e protecionistas. Isso significa que, muito similar a economia de cartel, grandes empresas e megacorporações sempre buscaram conexões no governo para proteger os seus interesses, coibir a concorrência e ter precedência no mercado. O notório economista e cientista político brasileiro Roberto Campos – um dos grandes defensores do liberalismo econômico – era especialmente cínico com relação às estatais: além de ver o potencial que as mesmas arregimentavam como agenciadoras de monopólio e corrupção, ele tinha plena consciência do retrocesso econômico que elas traziam para o Brasil. Não era sem motivos que chamava a Petrobrás de “Petrossauro”.  

O desenvolvimento de um país é altamente dependente da anatomia estrutural e funcional de sua economia. O socialismo fabiano, com seus agressivos e dilacerantes princípios escravocratas e restritivos, inibe de maneira incomensurável o progresso da iniciativa privada – especialmente as pequenas e médias empresas – através de uma mordaz e corrosiva ditadura tributária, que sufoca completamente o desenvolvimento econômico do país. Soma-se a isso o fato de que o capitalismo de cartel tenta coibir tudo aquilo que ofereça alternativas ao consumidor. Um exemplo notório em nosso país atualmente evidencia o conluio do governo com a máfia dos taxistas, que estão fazendo o possível e o impossível para dificultar a implementação do Uber no Brasil.

Para um país ser verdadeiramente capitalista, é necessário que ele usufrua de ampla liberdade econômica. Click To Tweet

Para um país ser verdadeiramente capitalista, é necessário que ele usufrua de ampla liberdade econômica. Capitalismo de cartel não é capitalismo de verdade, é uma matriz socialista cujas políticas beneficiam alguns poucos grupos, em detrimento de toda a população. Este é um sistema parasitário, totalmente abalizado sobre diretrizes contrárias a da economia de mercado. Para piorar a situação, quem sempre acaba pagando o preço do retrocesso, para variar, é o micro, pequeno e médio empresário. Em setembro do ano passado, a Receita Federal notificou milhares de micro e pequenas empresas a quitarem as suas dívidas tributárias, em um valor total estimado em R$ 23,8 bilhões. Mas não emitiu nenhum parecer oficial sobre os R$ 392 bilhões devidos pelas quinhentas maiores empresas do Brasil. Evidentemente, o governo é condescendente com estas práticas espoliadoras. Grandes empresas e megacorporações podem servir de bode expiatório para esquemas e negócios ilícitos que interessam ao estado. Pequenas e médias empresas, por outro lado, não têm serventia nenhuma para o governo. Como este grupo não possui representação política, não tem quem defenda os seus interesses. Serão invariavelmente espoliados pelo estado de forma virulenta, mordaz, fulminante e sistemática. Como sempre, a corda rompe do lado mais fraco.

Apenas o liberalismo econômico – com políticas ostensivas que permitam a sua implementação e a sua manutenção – poderão nos livrar dos agressivos grilhões da economia socialista de cartel. E apenas desta maneira, o Brasil poderá contemplar possibilidades factuais de progresso e desenvolvimento. Vamos ser verdadeiramente livres quando todas as políticas socialistas e protecionistas forem expurgadas da nação de uma vez por todas, sendo suplantadas pelo liberalismo econômico. Do contrário, continuaremos sendo invariavelmente prejudicados. Como empresários, como trabalhadores e como consumidores.  

 

   

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot