X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

0467aa56-f9d4-409f-8303-e4f5eda1aba2
Política e Economia

Por que pagamos tantos impostos?

Nada é capaz de aplacar a voracidade tributária do governo.


O Brasil está entre os piores países do mundo, quando a questão levantada é o retorno em serviços dos impostos pagos pela população. O cidadão brasileiro resignou-se a pagar, pagar e pagar, e nada receber por isso. Habituado a promessas que nunca se concretizam, trabalhamos para sustentar os gastos colossais do governo, e não questionamos isso com a frequência que deveríamos. O notório jornalista Paulo Francis certa vez afirmou, e com propriedade: “No Brasil, qualquer imposto é doação, pois não há serviço em contrapartida”. De fato, uma grande verdade. Mas por que pagamos – e, o mais importante, por que razão aceitamos pagar –, uma tributação tão elevada? E por que não exigimos serviços de qualidade, em retorno?

Evidentemente, o estado brasileiro é um dos mais caros do globo terrestre. Isso por si só seria o suficiente para explicar as suas incomensuráveis miríades de gastos. E grande parte do que o cidadão paga – e, sejamos justos, especialmente a iniciativa privada – dos inúmeros tributos e impostos que lhe são cobrados sem a menor consideração, transformam-se em recursos financeiros utilizados para quitar os gastos do governo. E boa parte deste dinheiro serve para pagar os salários monumentais do funcionalismo público. Indo direto ao ponto, isso significa que o estado não vê problema nenhum em empobrecer o cidadão, contanto que este enriqueça o governo. A dura realidade mostra que trabalhamos arduamente, mas não para nós. Trabalhamos muito, como escravos, para sustentar os elevadíssimos salários, os ostensivos privilégios, os incomensuráveis benefícios e os milionários rendimentos do funcionalismo público. É por isso que eu e você trabalhamos diariamente, e por nenhuma outra razão. Você pode até pensar “Não, de forma alguma. Você está enganado, eu trabalho para mim”. É exatamente assim que o governo quer que você pense. Manter esta ilusão faz parte dos ardis governamentais. O governo quer que pensemos que ele trabalha para a população, em função de nossos interesses, quando na verdade, esta constatação não poderia estar mais distante da realidade. O governo trabalha única e exclusivamente para os seus próprios interesses. O que a população anseia, deseja ou necessita, fica relegado a um patamar completamente secundário, e na grande maioria das vezes, é vislumbrado pelo governo com apatia, indiferença ou hostilidade. Não obstante, uma das funções do governo será sempre ludibriar a população, com relação aos seus reais propósitos. Para qualquer governo, é muito mais fácil controlar letárgicos e obedientes cidadãos facilmente manipuláveis, do que domesticar cidadãos agressivos, questionadores, rebeldes e intransigentes. Por isso, o estado concede tantos benefícios às legiões de idiotas úteis que sempre se dispõem a defendê-lo. O governo precisa dos idiotas úteis, pois assim pode manter – ou ao menos disfarçar – a presunçosa e inequívoca arrogância de sua legitimidade.

Existem vários elementos concernentes ao sistema de governo, que a esmagadora maioria dos cidadãos brasileiros ainda não foi capaz de compreender. Em primeiro lugar, não adianta absolutamente nada votar a cada quatro anos. O Brasil não é uma democracia, é uma plutocracia oligárquica, convenientemente disfarçada de democracia. Mas o que vem a ser uma “plutocracia oligárquica”? Este é um sistema no qual a elite governamental se mantém através dos recursos financeiros que arranca da parcela produtiva da população, ao passo que se perpetuam no poder. E o governo manterá a população como escrava, com o propósito e o objetivo de fazê-la trabalhar continuamente, para pagar por todos os luxos, rendimentos, benefícios e privilégios que eles acostumaram-se a usufruir, e nem sequer cogitam a possibilidade de renunciar ou perder. A fachada de democracia serve a este propósito, pois oferece à população a sórdida, porém conveniente ilusão de que ela está no controle da nação. Uma população que pensa estar no controle possivelmente não irá rebelar-se. E desta maneira, o governo dá prosseguimento a este insólito sistema, no qual temos a obrigação de trabalhar, para sustentá-lo continuamente.

Em razão destas circunstâncias, votar a cada quatro anos é fútil, pois absolutamente nada irá mudar. A situação do país irá se transformar apenas quando este sistema entrar em colapso, e for substituído por algo superior. Algo que realmente leve em consideração as necessidades do cidadão comum na prática, e não apenas na teoria e nos discursos dos períodos de eleição.

Infelizmente, isto é muito mais grave do que pensamos. O valor dos tributos cobrados é tão vasto que suas consequências implicam direta e indiretamente para o empobrecimento generalizado da população. E como se essa dificuldade por si só não fosse ruim o bastante, ela vem inerentemente arraigada a outro problema tão ardiloso quanto: a burocracia. A burocracia relacionada aos impostos – com suas complexas definições relacionadas a orientações fiscais, bases de cálculo, taxas e alíquotas – faz com que as empresas gastem uma enorme quantidade de tempo e dinheiro para decifrar o quanto elas devem pagar. Com seu código de tributação complexo, hostil e exigente, que demanda a maestria de competentes profissionais da área contábil, o Brasil transformou-se em um pernicioso labirinto de letargia e sofreguidão, onde o governo compromete a funcionalidade dinâmica do mercado e da produtividade em decorrência de sua inflexível ganância e incompetência. Como podemos exigir a fluidez do empreendedorismo, bem como tudo o ele traz consigo – desenvolvimento, inovação, circulação de riquezas e empregos – em um país perfeitamente estruturado para arruiná-lo e destruí-lo?

Enquanto o governo funcionar prioritariamente como um parasita, o desenvolvimento será apenas uma utopia, e das mais inalcançáveis. Trabalhamos arduamente para, no final das contas, o governo apropriar-se de quase tudo o que conquistamos, e na grande maioria das vezes, através de muito esforço e sacrifício.

A precariedade com a qual o empreendedorismo se desenvolve no Brasil é consequência direta das parasitárias, sofríveis, corrosivas e agressivas políticas governamentais que coíbem todo e qualquer desenvolvimento. Enquanto o governo continuar com esta mentalidade de que o empresário deve pagar, pagar e pagar – antes mesmo de montar a sua empresa –, este deplorável, inóspito e agonizante status quo continuará existindo. O Brasil não é um país desenvolvido porque o próprio governo é hostil ao desenvolvimento. Além de ser plenamente letárgico, não toma nenhuma iniciativa para auxiliar o empreendedor. Pelo contrário: parece conspirar diariamente para o fracasso do cidadão brasileiro. Recentemente, estudou-se a possibilidade de “reforma” do PIS e Cofins que, evidentemente, beneficiaria o governo, mas causaria um dramático impacto para o setor privado, ao sobrecarregar ainda mais a cadeia produtiva. Com “reformas” desta natureza, como é possível esperar algo de bom do governo?
Infelizmente, um bom governo perceberia o óbvio: uma política pró-empreendedorismo – o liberalismo econômico – promoveria o desenvolvimento da iniciativa privada, e em decorrência disso, a economia iria crescer substancialmente. Com um faturamento saudável, as empresas não se importariam em pagar impostos – contanto que eles fossem justos –, e evitariam a sonegação. Ao criar enormes obstáculos e terríveis adversidades para o setor privado, o governo está apenas conspirando contra os seus próprios interesses. As empresas recorrem, estão recorrendo, e passarão a recorrer cada vez mais à sonegação. Evidentemente, pagar as contas, pagar os funcionários e pagar os fornecedores é muito mais importante e fundamental para uma empresa do que pagar tributos a um governo que nunca faz absolutamente nada por ela. As empresas estão fazendo o que podem para sobreviver, mas o governo, ao invés de colaborar, apenas dificulta. No final das contas, tudo o que o estado faz é cobrar, cobrar, cobrar e cobrar, sem oferecer absolutamente nada em troca. Como não se indignar diante desta aviltante situação? Está mais do que na hora de reivindicar verdadeiras mudanças.   

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot