X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Política e Economia

Precisamos de representação política?

o-POLITICIAN-facebook

Sem alguém para abraçar a causa, pode o empreendedorismo se desenvolver no Brasil?


Precisar, precisaríamos. A ausência de uma sólida representatividade para a iniciativa privada, dentro de um contexto político, significa para nós, empreendedores e empresários, que não existe absolutamente ninguém na esfera governamental defendendo os nossos interesses. Dessa maneira, não apenas seremos constantemente colocados de lado, mas todas as nossas reivindicações serão tratadas com descaso e apatia. Como de fato vem sendo tratadas, há muito tempo.

A ausência de genuína representatividade política nos cerca de uma série de problemas, como o excesso de impostos, a inércia na qual o governo isolou a possibilidade de reforma tributária, a escassez de créditos e incentivos fiscais, entre tantos outros. Essas são algumas das dificuldades enfrentadas hoje pelo empreendedor brasileiro, que não possuem qualquer tipo de preeminência ou prioridade na esfera governamental, de maneira que o empreendedor ficou largado à sua própria sorte, tendo que enfrentar completamente sozinho todas estas questões, sem nenhum tipo de apoio, orientação ou direcionamento.

Mas e por que precisaríamos de representatividade política? Porque precisamos. Precisamos da reforma tributária, precisamos de isenção fiscal, precisamos de concessão de créditos, precisamos que os benefícios e os privilégios concedidos a grandes empresas e megacorporações sejam também estendidos a pequenas e médias empresas, que são de fato quem sustenta o país. Precisamos, precisamos, precisamos. Como não existe absolutamente ninguém no governo defendendo os nossos interesses, esses assuntos extremamente importantes para a iniciativa privada não apenas são tratados com extremo descaso e displicência, como são negligenciados gestão após gestão. E não nos enganemos: isso pode ser proposital. Com uma iniciativa privada desunida, fica mais fácil para o governo espolia-la e corroê-la com mais impostos. Afinal, é disso que o governo vive: dos exorbitantes impostos que cobra da iniciativa privada. E reiteremos o fato de que o governo não faz absolutamente nada por ela.

Embora o governo não admita, todos sabemos qual é o cavalo de força que move esse país: é a iniciativa privada. Sem ela, não temos governo, não temos estado, não temos empregos, não temos trabalho, não temos pais. Essa é apenas uma das muitas razões pelas quais o governo deveria se prestar a auxiliá-la, e não a corroê-la e subjuga-la, como vem fazendo desde sempre.

A espoliação do governo com tributos implacáveis, o favoritismo e o protecionismo aplicado a grandes empresas – porque através delas é possível praticar corrupção ativa e passiva, o que beneficia inúmeros políticos – e o fato de que a representatividade política do setor privado perante o poder público é inexpressiva, para não dizer inexistente, consolida um dos objetivos do governo: se impor como autoridade, e tratar o setor privado como seu escravo, para quem o estado ditará regras, cobrará exorbitantes impostos e como se isso não fosse o suficiente, a atormentará com questões burocráticas ao ponto da saturação, impedindo o seu crescimento, a sua expansão, e sabotando as suas chances de sucesso.

A nível municipal, muitos empreendedores tornam-se vereadores, determinados a endereçar, em uma esfera local, alguns dos problemas enfrentados por pequenas e médias empresas, em sua cidade. Mas a grande maioria deles, ao tornarem-se parte do poder público, são acossados por uma real percepção da podridão política: coalizões que lutam por poder e influência, jogos de interesses, letargia, negligência e abominável burocracia faz a grande maioria deles desistirem após um mandato. Depois de encaminharem inúmeros projetos – muitos dos quais seriam salutares para a iniciativa privada em sua localidade –, que são vetados por uma razão ou outra, uma enorme quantidade de trabalho sem resultados faz estes nobres homens ficarem terrivelmente saturados com a política municipal. Ao perceberem como foram ingênuos ao achar que poderiam mudar alguma coisa através da política, a grande maioria desiste depois de um mandato. Abandonando a atuação na esfera pública, boa parte dos empreendedores que ousam arriscar-se na política municipal descartam-na de vez das suas vidas, para concentrarem-se exclusivamente em seus negócios.

A questão é que, ao passo que precisamos de uma sólida e eficaz representação política, o cenário político brasileiro é tão apalermado, letárgico, burocrático e ineficiente, que, primeiramente, uma grande mudança deveria ser realizada na estrutura política do país, antes que a iniciativa privada passasse a ocupar um lugar de decisão no estado, que é seu por direito.
A verdade é que, pelo tanto que faz pelo país, a iniciativa privada é uma das mais injustiçadas vítimas do governo. Sustentando o estado, mas sendo terrivelmente espoliada e negligenciada por ele, não devemos desistir de exigir o que é nosso por direito. Reformas, tratamento justo e maior poder de decisão. Afinal, somos nós que trabalhamos arduamente. O estado, por sua vez, fica confortavelmente apoiado sobre nós, vivendo do nosso dinheiro, sem fazer absolutamente nada para merecê-lo.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot