X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

swiss_flag
Política e Economia

Suíça: a prova que a liberdade funciona

A Suíça é uma das mais livres, mais ricas, e pacíficas nações do mundo. Isso não é por acaso. Saiba as razões neste artigo.


A Suíça é uma das mais livres, mais ricas, e pacíficas nações do mundo. Ela tem a quinta economia mais livre, a sétima maior renda per capita, a décima primeira menor taxa de homicídios, e um dos mais altos índices de transparência  do planeta.

Todas estas estatísticas impressionantes não são, no entanto, um produto do acaso. São o resultado de uma longa tradição de valores clássicos liberais: um governo limitado e descentralizado, o respeito incondicional pela propriedade privada, e um compromisso inquebrável de não-agressão. É por isso que vale à pena verificar a origem e evolução de tais instituições liberais clássicas na Suíça.

Governo limitado e descentralizado

A assinatura do Ato de Mediação em 1803 aboliu a República Helvética – um estado centralizado construído sobre as idéias da Revolução Francesa – e restaurou a Confederação Suíça – uma forma de governo que compreendia vários cantões descentralizados, que prevaleceu naquele país a partir de 1200 até a invasão francesa de 1798. Mas apenas em 1848 que esse processo de descentralização se transformou em lei. Desde a assinatura da Constituição Federal em setembro daquele ano, a Suíça adotou a forma de governo que ainda preserva hoje – um estado descentralizado composto por três níveis de jurisdição: comuna, cantão e federal.

A autonomia dos cantões suíços é especialmente notável. Cada cantão tem a sua própria constituição, legislatura, tribunais, e poder de tributação, o que lhes permite competir por cidadãos. Como resultado, os cantões têm fortes incentivos para gerir os seus orçamentos de forma mais eficiente, e desenvolver leis e sistemas de tributação cada vez mais flexíveis.

Então, não é de admirar que os gastos do governo suíço estejam perto de 35% do PIB – quarta menor proporção entre os países desenvolvidos. Tal nível de gastos do governo coloca mais dinheiro nas mãos do setor privado, promovendo assim o investimento de capital e o crescimento econômico em toda a nação. Além disso, a descentralização política e a democracia direta tiram o poder do governo central e colocam-no mais próximo dos cidadãos. Isso torna muito mais fácil controlar a corrupção e limitar a cobertura do governo. Isto, por sua vez, reforça o modelo suíço no longo prazo.

Respeito à propriedade privada

A sociedade suíça tem mantido uma longa tradição de respeito pela propriedade privada, o que se traduziu ao longo dos anos em um quadro jurídico comprometido com a sua proteção. Os direitos de propriedade têm sido explicitamente protegidos pelo governo suíço desde a Constituição Federal de 1874. Desde 1999, a Constituição Federal também inclui os direitos de propriedade como “direitos fundamentais”. Qualquer norma que abolir a propriedade privada como uma instituição fundamental do sistema legal suíço viola a Constituição Federal. O inabalável respeito aos direitos de propriedade privada tem fortalecido a estabilidade econômica suíça e o Estado de direito ao longo do tempo. Esses fatores têm colocado a Suíça como um dos principais destinos do mundo para o investimento de capital internacional.

Princípio de Não-Agressão e Paz

Provavelmente uma das coisas que melhor identifica a Suíça é a sua neutralidade. Na verdade, é o mais antigo país neutro no globo, mantendo esse status permanente desde o Congresso de Viena em 1815. Os suíços não participaram de qualquer guerra internacional desde então. Enquanto a maioria das nações se enfrentaram nas Guerras Mundiais do século 20, a Suíça nunca tomou partido. Ela emergiu nestas épocas turbulentas com um orçamento equilibrado, um sistema político forte, e uma das moedas mais sólidas do planeta.

Além disso, este pacto de não-agressão transformou a Suíça em um dos maiores paraísos do mundo para imigrantes, pessoas deslocadas e vítimas de perseguição política, e fez com que um grande número de instituições internacionais estabelecessem suas sedes lá. Este afluxo de diferentes grupos étnicos, religiões e culturas promoveu a tolerância entre os suíços, criando um círculo virtuoso de respeito e paz.

Um Modelo que Vale à Pena ser Seguido

Está claro agora que o sucesso da suíça é construído sobre a proteção dessas instituições fundamentais. As sociedades não precisam de líderes messiânicos ou revoluções políticas a fim de alcançar a paz e prosperidade duradouras. O que é necessário é um compromisso do cidadão com valores liberais clássicos. A liberdade tem funcionado na Suíça, e vai funcionar em qualquer sociedade que se comprometa a protegê-la. É hora de se livrar de políticas fracassadas e começar a seguir estes modelos.

Students for liberty

Autor: Fernando Moreno é uma liderança do Students For LibertyTraduzido por Ana Rachel Gondim

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot