X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Prêmiação reconhece persistência de empresária fluminense


Rio de Janeiro – Passar de supervisora de administração de vendas de uma multinacional ao comando de um sítio. Essa guinada aconteceu há dez anos na vida de Ercilia Balzana Alvarenga. A empreendedora do Núcleo de Ovinocaprinocultores do Noroeste do Rio de Janeiro foi uma das fundadoras da primeira Associação de Ovinos e Caprinos de Santo Antônio de Pádua (RJ). Pela trajetória de sucesso, venceu a etapa estadual do prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2011 na categoria Negócios Coletivos. “Achei que fosse brincadeira quando me deram a notícia, mas depois caiu a ficha”, brinca.

À frente de uma pequena agroindústria familiar de embutidos e derivados de carne e peixe, cujos produtos levam a marca Bio21, Ercilia e o marido, Rogério Pereira Rocha, já empregam três pessoas. Eles produzem cerca de 1.500 kg de produtos ao mês – entre eles lingüiça suína defumada, quibe de peixe, frango recheado com queijo catupiry, costela suína, frango e bacon temperados e defumados. Mas, os planos da empresária são mais ambiciosos e envolvem a comunidade local de Monte Alegre, distrito de Santo Antônio de Pádua, e arredores.

Para chegar onde quer, Ercilia e o marido estão investindo, com orientação do Sebrae no Rio de Janeiro, na construção de uma sede apropriada, passo fundamental para conquistar o Selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A ideia é aumentar o número de clientes  para ganhar escala de produção e vender para o Rio de Janeiro e outros municípios fluminenses. “Muita gente já quer saber como comprar com regularidade e em quantidade maior. Acho que isso é reflexo de um princípio da minha empresa: faça o que fizer, jamais abra mão da qualidade”, ensina.

Animada com as perspectivas, Ercilia sempre se lembra das lições do passado. Mesmo tendo se preparado com cuidado para a mudança de vida, ela e o marido tiveram uma surpresa inesperada ao final dos primeiros quatro anos. A cotação do boi gordo, primeira opção de investimento, caiu drasticamente e 70% das economias se evaporaram.

Perdidos, foram buscar orientação no Sebrae, em Santo Antonio de Pádua. A pesquisa de mercado mostrou o potencial dos ovinos. Por ter recomeçado do zero, Ercilia enfatiza a importância dos ensinamentos que recebeu de um veterinário, consultor da instituição. Acumulando experiência para cuidar do plantel, ela ainda encontrou tempo para aprimorar uma velha receita: transformar o sebo em pomada para contusões e contraturas musculares. Comercializada em academias de ginástica, clínicas de fisioterapia e estética, o produto deu à empresa fôlego financeiro e com isso ela conseguiu pagar as contas mais urgentes.

“Eu tenho um espírito empreendedor. Posso até ficar desanimada, mas não desisto. Mas, faço questão de reconhecer a importância do Sebrae, que é nosso parceiro. Sempre nos ajudou em tudo que precisamos”.

Data simbólica

As vencedoras da etapa estadual serão avaliadas por uma comissão técnica nacional. As finalistas vão participar da cerimônia de entrega do prêmio, que acontece em Brasília, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O grande prêmio para as duas vencedoras, uma em cada categoria – Negócios Coletivos e Pequenos Negócios, é uma viagem internacional a um centro de referência mundial em empreendedorismo.

Ao todo, 3.646 empreendedoras de todo o país concorreram ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2011. O Rio de Janeiro recebeu 348 inscrições e foi um dos cinco estados com maior número de participantes.

Na categoria Pequenos Negócios, a vencedora fluminense foi Mary Rosane Campos de Souza, da Ultra Sempre Frio Refrigeração, empresa de serviços de instalação e manutenção de sistemas de ar-condicionado centrais.

Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro (21)2212 7272
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot