X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Programa incentiva competitividade no oeste Baiano


Salvador – As empresas dos setores têxtil e de alimentos e bebidas da Bahia podem receber recursos do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). A iniciativa vai promover ações em prol do associativismo como forma de fortalecimento dos empreendimentos.

O diretor da Associação Têxtil da Bahia, Rubens de Sá, de Luís Eduardo Magalhães (BA), afirma que as micro e pequenas empresas (MPE) devem apostar na ideia em nome da sobrevivência. “Ou nos unimos, ou estamos fora do mercado,” analisa. Para ele, os primeiros encontros, como o lançamento do programa no início de julho e a primeira reunião de gestores, foram fundamentais para a iniciativa começar a dar resultado. “O primeiro retorno tem sido a união da cadeia produtiva do oeste da Bahia”, conta. Segundo o empresário, o programa também facilita a aquisição de matéria-prima, o que repercute no produto final para o consumidor, que chega com qualidade e preços menores.

Os projetos desenvolvidos pelo programa têm 80% dos custos subsidiados. No oeste da Bahia, o Projeto Vestuário, iniciado durante a ExpoBarreiras, e outro voltado para o setor de alimentos e bebidas, com início previsto para agosto, já recebem recursos da instituição. Nos dois projetos, ainda é possível a adesão de novas empresas até 31 de julho. Os interessados podem obter mais informações no telefone (77) 3611-6136.

Para o coordenador regional do Sebrae na Bahia em Barreiras, Emerson Cardoso, o Procompi é mais do que um programa: trata-se de uma estratégia empresarial para fortalecer o segmento. “É um mecanismo que fomenta o associativismo econômico entre as empresas participantes, avalia e melhora a gestão dos negócios e o processo produtivo através da inclusão de novas tecnologias”, explica.

Na primeira reunião do comitê gestor do Projeto Vestuário, realizada no dia 17 de julho, em Barreiras, foram definidos o prazo de execução, o primeiro trabalho da consultoria e que o treinamento será feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No total, 19 empresários do ramo da indústria de vestuário já participam do Procompi, mas ainda há seis vagas para o projeto.

Para o coordenador do Núcleo de Confecções de Barreiras, Augusto Andrighetti, o programa reforça o associativismo. “É uma boa estratégia para promover e superar dificuldades do setor, abrangendo todo o segmento, desde os donos de indústrias aos prestadores de serviço”. O Procompi é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem o objetivo de fortalecer as micro e pequenas indústrias por meio de ações coletivas. Na Bahia, os projetos do Procompi são coordenados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Sebrae e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb).

Serviço
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot