X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Projeto desperta empreendedorismo e consciência ambiental


Natal – Associar noções de empreendedorismo e valorização da cultura local para a conservação da praia de São Miguel do Gostoso, uma das paisagens naturais mais deslumbrantes do Rio Grande do Norte, a 110 quilômetros da capital potiguar. Essa é a proposta de uma das ações do projeto de Responsabilidade Social & Negócios, desenvolvido pelo Sebrae no estado com jovens e adolescentes do município.

A iniciativa desperta o potencial empreendedor dos participantes e a preocupação com a preservação ambiental do lugar que ainda resguarda aspectos nativos. Por estar situada na esquina do continente, a praia recebe turistas de várias partes do mundo, principalmente os adeptos do kitesurf, que buscam o mar, os ventos fortes e o contato mais próximo com a natureza.

O projeto conta com o apoio de empresários do trade turístico e do comércio local e envolve mais de 100 jovens entre 15 e 18 anos, que participam da Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (Amjus) e estudam em escolas públicas. A entidade não-governamental atua desde 2009 na promoção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na cidade e realiza várias atividades durante todo o ano, começando sempre no mês de maio.

Mais do que estimular a formação profissional e, ao mesmo tempo, repassar noções de sustentabilidade e empreendedorismo, a iniciativa faz um resgate da história do lugar, que, pela tese do historiador potiguar Lenine Pinto, teria sido o local onde Pedro Álvares Cabral aportou pela primeira vez, em 1500.

“Pretendemos com esse trabalho despertar competências empreendedoras e ensinar a importância da preservação do meio ambiente e da valorização da cultura como identidade para esses jovens”, enfatiza a gestora do projeto de Responsabilidade Social & Negócios do Sebrae no Rio Grande do Norte, Tatiana Campos.

Gincana Empreendedora

Dentre as atividades realizadas está a Gincana Empreendedora, que ocorreu no início do mês e mobilizou 35 jovens em torno de tarefas ecológicas como arrecadação de objetos recicláveis e confecção de utensílios a partir do material coletado. Os cinco grupos de participantes conseguiram arrecadar mais de 11 mil garrafas PET durante o evento e tiveram de responder perguntas ligadas a temas como gestão de negócios, finanças, cultura e sustentabilidade. Cada integrante do grupo vencedor ganhou como prêmio uma bicicleta.

“Trata-se de uma iniciativa importante para o Sebrae, não só por difundir a visão empreendedora, mas também por estar em sintonia com os valores sociais e de consciência ambiental que são imprescindíveis para a vitalidade dos negócios”, destaca o diretor-técnico da isntituição no estado, João Hélio Cavalcanti. Para ele, a ação é uma forma de trazer novos conceitos de sustentabilidade e empreendedorismo, mobilizando a comunidade e empresariado local.

Os conceitos foram bem absorvidos por Antônio Eric Bezerra, de 13 anos. “Agora, sei que recolher latinhas é tão importante, ou mais, que qualquer outra atividade. É uma ação que pode gerar renda e manter o ambiente preservado”, conta o adolescente, cujo pai é pescador em São Miguel do Gostoso.

Já Lídice Caroline da Costa, 15 anos, que passava a maior parte do dia ociosa, afirma que o projeto veio compensar essas horas vagas e dar um novo estimulo a sua formação. “Para mim, o projeto tem sido importante por valorizar a nossa cultura e despertar o empreendedorismo. Aprendi a lidar com vitórias e derrotas da mesma forma. Estou decidida a entrar no curso de administração”, sonha a moça.

Acácio Melo, 18 anos, também está no projeto e ainda não decidiu que profissão seguir. Dividido entre medicina e psicologia, o rapaz afirma que o projeto o estimulou a buscar mais conhecimento e trabalhar em equipe. “Agora, temos a noção de como é, de fato, empreender”, afirma o filho de garis, que vê nos livros a principal fonte de revolução pessoal. Ele liderou o grupo vencedor da gincana.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot