X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Projeto Vira Vida previne abuso sexual infantil na Copa


Natal – O Vira Vida, do Serviço Social da Indústria (Sesi), que atua junto a adolescentes vítimas de exploração sexual, se dedicará à prevenção da prostituição infantil durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A atuação dos agentes da iniciativa será centrada em estabelecimentos ligados ao turismo como aeroportos, hotéis e pontos de táxi.  O Sebrae no Rio Grande do Norte participa do projeto com a capacitação para o empreendedorismo de jovens em situação social vulnerável no estado.

De acordo com a coordenadora do projeto na unidade do Sebrae no estado, Flávia Ribeiro Alves, neste ano a instituição oferecerá duas capacitações em empreendedorismo. A primeira será destinada a 30 alunos que já participam do projeto e a outra para os jovens que ainda vão ingressar na programação. “Esses novos integrantes são recrutados pelas organizações parceiras”, explica Flávia.

“Temos essa preocupação porque, durante a Copa da África, a prostituição aumentou em 40% e aquele país não tem o apelo sexual que o Brasil tem no exterior”, alega o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. A explicação para o aumento está no perfil de turistas que prestigiam os jogos. Mais de 80% é do sexo masculino, solteiro, de classe alta e não quer apenas assistir às partidas de futebol.

A ideia é usar os serviços de táxis, por exemplo, para informar aos turistas que a exploração e o abuso sexual infantil é crime no Brasil. Os taxitas receberão blocos de recibos com o Estatuto da Criança e do Adolescente no verso.

O superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, confirmou a parceria e destacou que, desde 2009, o projeto Vira Vida já formou seis turmas e beneficiou mais de 100 jovens no estado. Além do Sebrae, o presidente do Conselho do Sesi vistou a regional da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN).

O projeto Vira Vida foi criado em 2008 pelo Sesi, em parceria com instituições do sistema S e empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social. A iniciativa ressocializa jovens de 16 a 21 anos que sofreram exploração sexual. O projeto oferece capacitação profissional e emprego em áreas como moda, hotelaria e gestão de negócios. Além disso, os participantes recebem atendimento médico e psicológico e uma bolsa mensal.

 

Serviço
Sebrae no Rio Grande do Norte (84) 3616.7910
www.rn.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo