X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Publicitária vence reality show O Aprendiz


São Paulo – A publicitária e mestre em Estudos Internacionais Janaína de Melo foi a grande vencedora da oitava edição de O Aprendiz, reality show da TV Record, que terminou na noite de terça-feira (20). A final, disputada com Renata Tolentino, aconteceu ao vivo no Memorial da América Latina, em São Paulo, com a presença de 1,6 mil pessoas, segundo o apresentador do programa, João Dória Jr.

Neste ano, O Aprendiz teve 153 mil inscritos, dos quais apenas 16 foram selecionados. O prêmio para a vencedora foi de R$ 1,5 milhão, mais um automóvel, um notebook e um quadro do artista plástico Romero Britto, avaliado em US$ 50 mil.

O tema desta edição foi empreendedorismo e inovação. O programa contou pela quarta vez com a participação do Sebrae. De acordo com João Dória Jr., ultrapassar barreiras, vencer as dificuldades, trabalhar em grupo e inovar são características fundamentais do empreendedor de sucesso, identificadas na candidata vencedora.

A oitava edição do reality show contou com a participação do consultor do Sebrae Renato Santos, designado para avaliar a estrutura e o desempenho das equipes em cada uma das tarefas que formaram O Aprendiz. Houve 15 análises diferentes, uma para cada prova, apresentadas em pequenos comentários. “Procurei construir um paralelo entre o desafio que as equipes enfrentaram e o empreendedor brasileiro”, conta o consultor.

Agentes locais

Além disso, o Sebrae produziu uma prova (a antepenúltima antes da grande final) envolvendo inovação. Por três dias, em Maringá (PR), quatro aprendizes transformaram-se em Agentes Locais de Inovação (ALI), programa da instituição que apoia o empresário que pretende inovar. Os participantes receberam empresas com características similares para que pudessem sugerir sete inovações.

As empresas foram escolhidas pelo Sebrae, a tarefa escrita pela instituição e o conteúdo se baseou nos manuais operacionais do programa ALI. A entidade de apoio às micro e pequenas empresas também contribuiu para a avaliação de desempenho das competidoras. Segundo o coordenador nacional do ALI, Marcus Vinícius Bezerra, as quatro jovens analisaram os negócios, aplicaram o diagnóstico de inovação, o mesmo utilizado pelo programa, sugeriram ações e avaliaram os resultados.

“Para o programa ALI a participação em O Aprendiz foi um sucesso. Os agentes interagiram na rede social durante a exibição da prova, fazendo comentários sobre o desempenho das participantes. Outra vantagem foi a aproximação do Sebrae e da inovação com o público em geral. O programa deixou para os empreendedores o ‘gostinho’ do que é inovação”, afirma Bezerra.

O Programa ALI começou em 2008 como piloto no Paraná e desde 2010 vem sendo nacionalizado. “Hoje temos em campo 453 agentes. No ano passado, atendemos 5.543 empresas. Em 2011, já estamos com 13,5 mil pequenos negócios. A meta para 2012 é ter, com a entrada de São Paulo e Minas, mais de mil agentes em campo e atender 25 mil novas empresas“, informa Bezerra. Os agentes locais de inovação são jovens formados, todos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o consultor Renato Santos, as quatro candidatas que chegaram à prova tinham forte potencial empreendedor. Elas receberam uma bolsa em um dos cursos do Sebrae para ajudá-las a enxergarem a possibilidade de atuar na carreira empresarial.

A escolha

A manauara Janaína de Melo venceu Renata Tolentino depois da avaliação da tarefa realizada em Washington, nos Estados Unidos. Lá elas conheceram a sede de uma empresa de informática e promoveram, individualmente, uma ação de marketing de um produto da marca. Para cumprir a prova com êxito, precisaram enfrentar a barreira do idioma e a falta de conhecimento do mercado local.

As duas candidatas foram avaliadas pelo apresentador e pelos dois conselheiros do programa, Carla Pernambuco e Cláudio Forner. Das 15 tarefas da temporada, Janaína venceu sete. Além disso, a candidata liderou sua equipe em duas ocasiões e passou cinco vezes para a segunda parte da sala de reunião.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot