X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

tired entrepreneur
Publieditorial

Manter a motivação em tempo de crise: algumas dicas fundamentais

Covid-19 chegou e pode derrubar você e sua motivação. Aqui vão algumas dicas para você continuar forte e motivado mesmo em um cenário ruim.


Várias situações podem gerar o aparecimento de tempos de crise. Sentir-se desmotivado é uma situação que pode surgir em em qualquer altura de nossas vidas; entretanto, o aparecimento de fases menos positivas é uma razão suficientemente válida para que nos sintamos assim. Contudo, mesmo em tempo de crise, ainda assim, é possível manter a motivação.

Conheça algumas dicas neste artigo

Os brasileiros têm olhado cada vez mais para o trabalho por conta própria como forma de garantirem um trabalho estável e que lhes dê uma renda positiva.


Neste sentido, o empreendedorismo no país tem aumentado substancialmente, sendo que o setor onde isso é mais visível é o do e-commerce. As lojas online proliferam na Internet, a nível global, e o Brasil não fica fora desta tendência.

Embora o crescimento deste tipo de negócio seja muito visível, o seu índice de sucesso nem sempre é positivo e a sua susceptibilidade às situações inesperadas também existe.

As “tempestades” no mundo dos negócios são comuns e motivadas pelas mais diversas circunstâncias. Além dos desafios naturais e próprios do setor, como a concorrência intensa ou a saturação do mercado, outros podem surgir (e têm surgido) para dificultar o trabalho de quem decide investir em um negócio por conta própria.

Neste momento, um dos grandes desafios que enfrentamos é o potencial de o atual vírus – o Covid-19 – gerar a necessidade de quarentenas mais globais, que abalam, de forma intensa, a economia. Os economistas têm feito previsões bastante assustadoras sobre o potencial do vírus gerar uma nova recessão econômica, fazendo com que todo o progresso feito até ao momento acabe por se perder, desencadeando novas situações de debilidade financeira.

Diferentemente de outras situações – como a concorrência – que pode ser combatida questionando qual a melhor forma de agir, de promover a marca, de como colocar preço em um produto, de comunicar com os públicos ou de fazer a gestão empresarial, esta é, verdadeiramente, uma situação de crise que se torna mais complexa por se relacionar, de forma direta, com a saúde de cada um.

Nestas circunstâncias, é perfeitamente natural que muitas pessoas sintam algum pessimismo face ao futuro e percam a motivação nos seus negócios.

Ainda assim, mesmo diante destas dificuldades, e que a sua solução fuja do nosso controlo, é possível adotar  uma postura positiva e manter-se motivado. Conheça algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a motivação, sejam quais forem as circunstâncias.

Motivación, Teléfono, Mensaje, La Mano, Éxito

1. Crie um propósito

Não é só a sua empresa que precisa de ter uma meta e um objetivo. A criação de propósitos pode ser fundamental para que, perante as situações mais complexas, um empreendedor consiga manter-se confiante e positivo, lutando pelas suas crenças, os seus sonhos e os seus ideais.

2. Viva as pequenas conquistas

Não espere pelos grandes momentos para celebrar. Todas as pequenas vitórias que possa ter devem ser encaradas com felicidade e positivismo. Criou um nome interessante para a marca? Chegou o seu logotipo? Teve o primeiro contato de um cliente? Celebre! Quanto mais intensamente viver as pequenas conquistas, mais motivado conseguirá manter-se perante os maus momentos.

3. Objetivos de curto prazo

Ainda que a sua intenção seja vir a transformar o seu pequeno negócio numa empresa de sucesso, é importante que crie objetivos menores e para os quais consiga obter resultados a curto prazo.
Claro que nada o impede de realizar esse grande objetivo no futuro mas, se for cumprindo pequenas metas ao longo do caminho, será mais simples sentir-se motivado.

4. Divirta-se na atividade laboral

A ideia de que o trabalho não dá prazer não é necessariamente uma verdade. Quanto mais realizado se sentir no seu trabalho, mais potencial este tem de o levar ao caminho que espera. Procure divertir-se percorrendo o caminho, ainda que tudo possa parecer um pouco complexo por vezes. Uma atitude positiva pode motivar e atrair melhores resultados.
Da mesma forma, manter o pensamento positivo pode ser uma boa forma de afastar os problemas e de encontrar soluções. Esta técnica, muito usada em meditação, ajuda a garantir uma maior clareza de pensamento nos piores momentos e é geradora de bons resultados.

5. Partilhe com outros

O trabalho em networking, em coworking ou simplesmente a partilha das suas preocupações pode ajudar muito a te manter motivado.
Neste contexto, não só compreenderá que não está sozinho nas suas apreensões e desafios, como poderá encontrar, em brainstorming, soluções para problemas que poderiam parecer impossíveis de solucionar.
Além de tudo isso, a partilha pode ser um passo importante para garantir o cumprimento dos objetivos que tem em agenda, promovendo a disciplina, mesmo nos piores momentos e situações.

6. Leia, escute e veja o sucesso

Hoje, as narrativas de sucesso estão em livros, filmes, documentários e podcasts. Ter acesso a elas é muito simples e pode ajudar muito. Conheça as histórias de quem viveu dias difíceis e as superou, criando negócios de sucesso. Isto ajudará a manter a sua motivação em alta.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot