X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Qual o nível de maturidade de uma empresa?


Saiba como se forma a maturidade empresarial e como identificar uma empresa madura

Fica mais fácil compreender sobre a maturidade de uma empresa quando entendemos o termo maturidade ligado às pessoas.

A maturidade de uma pessoa, em geral, está associada ao conhecimento que ela adquiriu ao longo do tempo e, principalmente, a como ela domina esse conhecimento e consegue transformá-lo em resultados. Amadurecer significa desenvolver-se e evoluir continuamente.

E uma organização ou empresa? Como reconhecer uma empresa madura? Ou melhor, como reconhecer o nível de maturidade em que se encontra a empresa uma vez que o processo de amadurecimento é contínuo?

Analogamente, podemos dizer que a maturidade empresarial está associada ao conhecimento interiorizado ao longo do tempo e como esse conhecimento se transforma em resultados efetivos.

Dessa forma, podemos ter a maturidade da empresa relativa aos seus principais processos e saber o nível como eles são planejados, executados, controlados e gerenciados.

Vejamos um exemplo prático: quais os procedimentos no processo de “pagamentos” de sua empresa? Eles são os mesmos de alguns anos atrás? Provavelmente algumas coisas mudaram.

Em geral, as situações diferentes, os erros, as falhas ajudaram a melhorar e aperfeiçoar as práticas.

Porém, a constante mudança também pode trazer perdas.

Por exemplo: uma pessoa pode sair da empresa e a atividade que ela desempenhava pode deixar de ser executada ou ser feita com má qualidade, caso esse conhecimento não esteja devidamente formalizado ou não seja repassado a outros.

Mas, mesmo nesses casos, é possível aprender para fazer melhor da próxima vez.

Nível de maturidade de gestão

Uma empresa também pode apresentar níveis de maturidade diferentes quando analisamos as diversas áreas da gestão: processos básicos, estratégia, marketing, sustentabilidade, pessoas, inovação etc.

Conhecer e identificar o nível de maturidade de gestão da empresa é um diferencial importante, pois esclarece os aspectos que estão gerando gargalos e atrapalhando o desenvolvimento do negócio, ajuda a potencializar as áreas de oportunidades e, por fim, facilita e orienta os pontos a serem desenvolvidos.

Teste para saber o nível de maturidade de gestão

Quem se propõe a medir o nível de maturidade de gestão das empresas é o portal MahaGestão. Além de oferecer uma análise detalhada, ele ainda possibilita a evolução da empresa por meio de planos de ação, compatíveis com cada negócio.

___

Este artigo foi escrito por Fábio Túlio Felippe, fundador do Instituto MahaGestão. Contato: [email protected].

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot