X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Rede incentiva pequenos negócios nos municípios


Brasília – Cerca de 400 Agentes de Desenvolvimento (AD) de todo o país vão se reunir, nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), para trocar informações e criar uma rede nacional de atuação. Esses profissionais são contratados pelas prefeituras para articular políticas públicas de desenvolvimento territorial, com prioridade para os pequenos negócios e implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

“Neste ano de eleições municipais, o Sebrae está fazendo um esforço junto às prefeituras para demonstrar que os pequenos negócios são essenciais para o desenvolvimento da economia local. Embora a  Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já tenha completado cinco anos, muitos dos benefícios previstos ainda não são plenamente aplicados”, explica o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O objetivo da rede é incentivar que mais agentes entrem em ação e potencializar o trabalho desses especialistas. Com um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, os municípios ganham em dinamismo econômico, com geração de emprego e renda, bem como com a melhoria da qualidade de vida da população. O Sebrae está empenhado nesse objetivo, por isso, apoia a criação da rede para fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento regional.

O I Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento (Enad) ocorrerá juntamente com o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria, que vai até o dia 29 de março. O evento é promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o apoio do governo federal e do Sebrae.

O encontro, no Centro de Convenções Brasil 21, tratará de assuntos como os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento local no atual cenário de globalização e detalhará os instrumentos disponíveis para a implementação da Lei Geral nos municípios. Hoje, a lei está regulamentada em 3,7 mil dos mais de 5,5 mil municípios do país.

O Sebrae incentiva a regulamentação e a prática da lei. “A meta é que ela comece a surtir efeito a partir de 2012, já que entre aprovar a legislação e colocá-la em prática há um grande caminho a ser percorrido”, explica o gerente nacional de Desenvolvimento Territorial da instituição, André Spínola.

A Lei Geral simplifica a abertura e o funcionamento das micro e pequenas empresas (MPE) e dos empreendedores individuais (EI) – trabalhadores por conta própria com faturamento bruto anual de no máximo R$ 60 mil, a exemplo de cabeleireiras e pedreiros. Também abre espaço para os pequenos negócios nas licitações públicas, incluindo as municipais. Eles têm exclusividade, por exemplo, em compras de até R$ 80 mil e preferência em caso de empate com uma grande empresa.

Qualificação

O cargo de Agente de Desenvolvimento foi criado pela Lei Complementar 128/08, que ajustou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Para exercer a função, os profissionais passam por um curso de qualificação, oferecido pelo Sebrae em parceria com FNP e a Confederação Nacional dos Municípios. O programa inclui informações sobre a função a ser desempenhada pelos profissionais e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresas. Em todo o país, já foram capacitados aproximadamente 1,7 mil agentes, sendo que em torno de 500 foram contratados pelas prefeituras.

Serviço:
Inscrições e mais informações sobre o Enad estão disponíveis na Internet, no endereço www.encontrodesenvolvimento.fnp.org.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot