X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Relato de empreendedora incentiva formalização em Juazeiro


Salvador – A costureira Jinelândia Silva teve bons motivos para comemorar a virada de 2012 para 2013. Há poucos meses, a microempreendedora individual (MEI), que se formalizou em maio de 2010, abriu o ateliê de costura, antes improvisado no meio da sala de casa. Com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em mãos, ela conseguiu um empréstimo bancário para viabilizar a construção do novo espaço. “Tenho mais conforto para trabalhar, o material ficou mais organizado entre prateleiras e araras”, diz.

O ateliê é localizado em uma esquina do bairro Vila Tiradentes, em Juazeiro, norte da Bahia, onde muitos clientes procuram o trabalho da costureira e a reconhecem como uma das personagens de uma reportagem da emissora de televisão local, exibida em dezembro de 2011. Na época, Jinelândia apareceu na TV falando sobre as vantagens da formalização. “Até então, não existia como empresa. Hoje, eu existo”, conta, mostrando os comprovantes de pagamento do empréstimo que havia feito, como pessoa jurídica, para comprar máquinas industriais.

A reportagem da série Quem disse que não?, da TV São Francisco/Rede Bahia, em que Jinelândia apareceu como personagem, foi a vencedora estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria telejornalismo. Mostrava as conquistas e sonhos de empreendedores do norte baiano que apostaram em seus negócios e tinham uma mensagem positiva de empreendedorismo.

Alguns meses depois, a costureira recebeu a visita de um cliente que queria encomendar um fardamento para sua empresa e ficou emocionada com o relato que ouviu. Fábio Santos, que trabalhava em uma loja de ferragens para construção civil, havia decidido se formalizar depois de ver a história de Jinelândia na televisão. “Eu nem tinha um espaço reservado para fazer meu trabalho e mostrei um terreno ao lado da minha casa onde queria construir minha loja. Só isso foi suficiente para estimular outra pessoa”, comenta.

O exemplo da costureira foi o incentivo para Fábio e sua experiência de dez anos no mercado deu segurança para a abertura da Fábio Ferragens. “Eu pensei: se ela conseguiu, eu também posso”, lembra o microempreendedor individual, que atende em domicílio e, de cinco meses para cá, viu a renda aumentar. “Em uma semana de trabalho, faturo o que ganhava no mês inteiro trabalhando para outra empresa”, comemora. Ele já conseguiu comprar um carro para transportar mercadorias.

Para este ano, os dois empreendedores de Juazeiro estão cheios de planos. Jinelândia quer se especializar em fardamentos, contratar uma funcionária, terminar a construção do espaço para as máquinas e investir na promoção do negócio por meio da criação de marca, material de divulgação e fachada da loja. Já Fábio acredita que, em breve, vai precisar mudar de categoria, migrando de Microempreendedor Individual para microempresa, porque tem visto a clientela aumentar e vai precisar contratar mais de um funcionário para trabalhar com ele.

Prêmio Sebrae de Jornalismo

Reportagens ligadas ao empreendedorismo, publicadas no período de 1º de janeiro de a 31 de dezembro de 2012, podem ser inscritas gratuitamente no Prêmio Sebrae de Jornalismo 2013 até o dia 21 de janeiro, por meio do site www.premiosebraedejornalismo.com.br.

Além de empreendedorismo, o regulamento prevê a inscrição de reportagens ligadas à cooperação, competitividade, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade, políticas públicas e gestão empreendedora nos pequenos negócios. A premiação é uma das mais importantes do país e é promovida pelo Sebrae, com participação promocional da Revista Imprensa e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot