X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Rota das Emoções sofre processo contínuo de qualificação


 Fortaleza – A Rota das Emoções, roteiro integrado que une os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, entra em uma nova etapa de preparação para consolidar-se como destino turístico de destaque. De agosto de 2012 a julho de 2015, o Sebrae executará uma série de ações para desenvolver e qualificar as empresas do roteiro com o objetivo de aumentar, de forma sustentável, a competitividade do destino. A meta é incrementar o fluxo nacional e internacional de turistas.

A rota é trabalhada como roteiro integrado desde 2005, porém há alguns desafios a serem superados. Um deles é a informalidade que impera entre as micro e pequenas empresas da região. Muitos empreendimentos não atendem aos critérios mínimos de qualidade exigidos pelo mercado, o que torna o roteiro menos competitivo em comparação a outros destinos. Já para as empresas formalizadas, a grande dificuldade é a falta de uma gestão profissional e inovadora.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae no Ceará, Alci Porto, será implantado um processo contínuo de qualificação, abrangendo aspectos de estrutura, atendimento, gestão e sustentabilidade dos envolvidos com a atividade turística. A novidade do projeto são ações de estímulo à participação nos programas de certificação em turismo disponíveis no Brasil, como o Bem Receber, do Ministério do Turismo, e o Aventura Segura, da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta).

“A Rota das Emoções avançou bastante nos últimos anos, entretanto é preciso mais. É fundamental dar continuidade ao processo de construção integrada de um mercado competitivo com foco no desenvolvimento regional. Para tanto, é necessário um grande esforço de qualificação e inovação junto às empresas que formam a rota para consolidá-la e inseri-la em novos mercados”, destaca Alci Porto.

Para isso, as empresas receberão orientação e capacitação em gestão, novas tecnologias e processos inovadores, além de ações para a conquista e ampliação de mercados. As atividades contemplam ainda aspectos que não dependem exclusivamente da empresa, mas de um esforço de uma rede de parceiros.

Metas

Serão envolvidos no projeto 14 municípios dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A meta é atender a 1.178 empresas e potenciais empresários de diversos segmentos, como hospedagem, restaurantes, bares e similares, transporte turístico, agências de viagens, artesanato, cultura e esportes.

Até junho de 2015, a expectativa é ampliar em 30% a oferta de produtos diferenciados oferecidos na carteira da Rota das Emoções e aumentar em 20% ao ano o número de operadores que vendem o destino.

Mas os resultados não devem parar por aí. O Sebrae pretende ampliar em 40% ao ano o número de novos empreendimentos atendidos pelos três estados, elevar a formalização das micro e pequenas empresas em 25% ao ano, envolver 80% dos participantes nos programas de qualificação e certificação, e aumentar em 20% ao ano o número de clientes das agências receptivas que vendem a Rota das Emoções.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot