X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Salão do Artesanato supera expectativas na Paraíba


 João Pessoa – O trabalho de mais de quatro mil artesãos paraibanos está sendo exposto no Jangada Clube, em João Pessoa, até o próximo domingo (22). Iniciado em dezembro do ano passado, o 15° Salão de Artesanato da Paraíba já recebeu quase cem mil visitantes e gerou mais de R$ 800 mil em negócios.

Segundo a gestora do Programa de Artesanato do Sebrae na Paraíba, Verônica Ribeiro, como a capital recebe muitos turistas em janeiro, o volume de negócios deve superar o previsto e ultrapassar R$ 1 milhão. A coordenadora do Programa de Artesanato do governo do estado, Ladjane de Souza, afirma que, a cada ano, o evento ganha destaque nas feiras nacionais e internacionais de artesanato.

Trabalhos de 85 municípios paraibanos de 17 tipologias diferentes estão presentes na exposição. O artesanato em fios foi o que gerou maior volume de negócios e respondeu por aproximadamente 15% das vendas. Também participam peças em cerâmica, madeira, fibra, algodão colorido, tecelagem, metal, osso, couro, pedras, artesanato indígena e quilombolas, entre outras.

O tema deste ano – Renda-se à arte – homenageia as rendeiras paraibanas. Uma delas é a artesã Antônia Nascimento Marinho, do município de Juarez Távora, representante da Cooperativa Mista Agroartesanal, que reúne mais 30 mulheres. “Criei meus seis filhos com meu trabalho de renda em labirinto. Passo o ano inteiro produzindo para expor minhas peças no Salão de Artesanato de João Pessoa e Campina Grande”, disse. A artesã produz labirinto há mais de 50 anos e participa do evento todo o ano.

O artista plástico Chico Ferreira, que trabalha há mais de 30 anos com cerâmica, ressalta a importância do evento para o estado. “Além de ser uma vitrine do artesanato paraibano, trouxe a independência financeira e resgatou a dignidade dos artesãos. Outro ponto positivo é que o salão é exclusivo do artesanato da Paraíba, com os trabalhos separados por tipologia”, explica. Ele já recebeu prêmios nacionais e internacionais. Através do Sebrae, realiza monitorias de artesanato em cerâmica para diversos grupos, em vários municípios paraibanos.

Artesãos e artistas que iniciaram seu ofício há pouco tempo também têm lugar de destaque na exposição. A artesã Leila Lima, que faz esculturas em barro há apenas dois anos, foi premiada nacionalmente e participa do evento pela primeira vez. “Quando descobri o artesanato em barro, não quis mais parar. Faço com prazer”, comenta. Ela tem uma oficina em Cabedelo e vende suas peças na praia fluvial do Jacaré. Também envia seus produtos para serem revendidos em Natal (RN) e Recife (PE).

Programação

O 15° Salão do Artesanato da Paraíba segue até o próximo domingo (22) no Jangada Clube, na orla do Cabo Branco em João Pessoa, das 15h às 22h. A entrada é gratuita. O evento é uma parceria entre Sebrae, Governo do Estado (Programa de Artesanato da Paraíba), Banco do Brasil, Prefeitura de João Pessoa e Programa de Artesanato Brasileiro.

Serviço:
Sebrae na Paraíba – (83) 2108.1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot