X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

São Paulo apresenta sua marca

marca nova Sao paulo

A capital São Paulo apresenta sua marca.


Marca da cidade de São Paulo

Depois de consultar inúmeras empresas, a proposta do designer Rômulo Castilho, em parceria com a Propeg, acabou sendo escolhida como a melhor que poderia alcançar os objetivos que ela deve atingir: valorizar diferenças, mostrar contrastes e respeitar culturas que transcendem a principal capital do Brasil. Ou seja, explorar a diversidade de São Paulo e promover a cidade como “destino único de lugares, serviços, pessoas e ideias”.

marca sp valores

Os valores da marca, segundo brandbook da SPTuris
Crédito: Arte: Ahmed Kleit

A marca surge para ser a tradução gráfica da proposta da cidade em ser um local que oferece experiências diferenciadas. O brandbook da marca deixa claro isso ao ressaltar que “as diversas tribos que habitam a cidade convivem e compartilham o mesmo ambiente, mostrando que São Paulo é um grande exemplo de vida em sociedade”. O movimento da criação também merece destaque. Vários dos principais símbolos da cidade têm essa característica: a Avenida Paulista, as marginais dos rios Pinheiros e Tietê e as dez rodovias que chegam à capital.

Como a metrópole vem ganhando importância no panorama internacional, a nova assinatura da cidade foi concebida com ambições cosmopolitas. A tagline “viva tudo isso”, ganhou versões para o espanhol (“viva todo esto”) e para o inglês (“experience it!”). As cores aplicadas também têm tradução: o vermelho é o Masp; o amarelo, a Liberdade; o verde remete ao Parque do Ibirapuera; e os diferentes tons de azul são uma referência à Avenida Paulista e aos rios da cidade.

analuisa propeg nota

Ana Luisa Almeida, vice-presidente de criação da Propeg Crédito: Divulgação

O Meio & Mensagem ainda conversou com a agência que participou da criação. Leia entrevista com Ana Luisa Almeida, vice-presidente de criação da Propeg:

Como foi a concepção da marca? Em qual estágio a agência participou da criação ao lado do Rômulo Castilho? 
A cidade de São Paulo, do ponto de vista Turístico, se reinventou nos últimos anos. Hoje, os hotéis estão com taxas médias de ocupação acima de 70%, a cidade está sempre lotada de eventos, captamos a Copa do Mundo, e foi feito um investimento muito grande na melhoria do produto turístico (por meio de investimentos em infraestrutura e treinamentos). Hoje São Paulo é o principal destino turístico do País. A necessidade de uma nova marca foi um desdobramento natural deste processo.

No início do ano, com a confirmação da ótima performance turística da cidade, aliada à necessidade premente de uma imagem no exterior, as duas agências que atendem a SPTuris- nós da Propeg e a LewLara – tivemos o desafio de iniciar este processo de definição do que seria um “território de marca” para a Cidade de São Paulo. Durante este processo surgiu uma excelente proposta criada por Rômulo Castilho, um jovem designer de São Paulo. A marca concretizava perfeitamente a expectativa do nosso cliente.

A marca parece estar em movimento, como a cidade. Como foi essa concepção?
O resultado final do processo criativo tem como foco principal os pilares e os atributos estabelecidos no projeto. E o Rômulo foi muito feliz na concepção desse projeto. É importante ressaltar que a marca é apenas parte de um grande sistema de identidade, que inclui também outros elementos, como cores, tipografia, aplicações, imagens, linguagem verbal, entre outros. A marca possui diferentes cores, formas, movimentos e sobreposições que traduzem a idéia de diversidade da metrópole, ao mesmo tempo que mostra a questão dos pequenos grupos e tribos.

Lembro que em sua “defesa de marca”, Rômulo falava sobre as formas utilizadas, que eram ao mesmo tempo orgânicas e geométricas e nos permitiam encontrar uma série de diferentes significados. Se analisarmos os contornos, a forma pode sugerir um skyline, com os prédios formando diversas perspectivas e formas. Analisando as formas isoladas, podemos encontrar raios, gotas, edifícios. A forma também pode sugerir a geografia da metrópole: com um centro e todas as vias e avenidas correndo em direção a ele. Além disso, a marca pode se apresentar de diferentes maneiras, alterando e modificando-se o tempo todo, e ao mesmo tempo mantendo o padrão de formas, cores e alinhamento. Com isto, a marca estará sempre se movendo, assim como a cidade. Esta variação também se encaixa nos outros dois pilares da marca: “vivendo o presente” e “a busca pelo inesperado”.

Há tempos a SPTuris busca uma marca para representar a cidade – e não um ou outro Governo. Como fazer isso acontecer?
A cidade de São Paulo há tempos realmente precisava disso. E o cliente tinha essa consciência. E, como já disse no começo da entrevista, houve um “amadurecimento”da marca turística de São Paulo. Tudo aconteceu muito naturalmente. A marca é a “estrela”. Não há utilização de nenhum elemento que lembre uma ou outra administração.

Para incentivar a adoção da marca pelo segmento privado diversas ações estão sendo pensadas, e nelas também a marca terá mais relevância que presença governamental (que neste caso será utilizada apenas nos limites mínimos da lei ou diretrizes internas, que prevêem a necessidade de veículação, por exemplo, a marca da São Paulo Turismo.

Dois exemplos: o Aplicativo, a ser lançado esta semana, tem como detaque a marca; outro: o guia São Paulo Ponto a Ponto, inédito, a ser lançado em Janeiro/12, terá apenas a marca do destaque. Inicialmente também iremos preparar materiais em co-branded com o setor privado e, neles, a exibição prioritária tambem será da marca. É um trabalho permanente a partir de agora, principalmente escolhendo com a máxima adequação as peças e mídias.

Haverá licenciamento da marca para produtos? 
Sim, de acordo com a informação que obtive do cliente, há uma previsão estatutária na São Paulo Turimo e , em breve, ela iniciará o licenciamento e/ou a vinculação da marca SP em artigos que reflitam a qualidade que a cidade quer transmitir.

 

Matéria da Meio e Mensagem

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot