X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae debate soluções para a estiagem no Nordeste


Natal – A região Nordeste enfrenta uma das piores secas dos últimos 40 anos. A estiagem já atinge milhares de produtores rurais que têm a agricultura familiar como fonte de renda e sobrevivência. Somente no Rio Grande do Norte, a falta de chuvas obrigou 139 municípios a decretarem estado de emergência. O Sebrae no estado e parceiros buscarão, por meio da tecnologia, alternativas para amenizar os efeitos da seca. No dia 15 de junho, agricultores e representantes do governo estadual vão debater soluções para o problema em encontro que terá como tema Tecnologia para convivência com a seca.

As palestras com representantes de entidades governamentais serão destinadas a produtores que participarão do VI Encontro da Agricultura Familiar, evento inserido na programação da Expofruit 2012, que acontece no período de 13 a 15 de junho. A ideia é apresentar alternativas simples e viáveis para o homem do campo driblar os efeitos da estiagem, como a construção de barragens subterrâneas e barragens sucessivas.

“Estamos convivendo com a seca e não poderíamos deixar de tratar do assunto neste evento de agronegócio. Algumas pessoas costumam dizer que a seca não afeta quem depende de irrigação, mas isso não é verdade. Por isso, estamos desenvolvendo essa programação, que atenderá a todos os produtores, já que a seca é um problema que atinge todo o estado e a região Nordeste”, explica Franco Marinho, gestor de Fruticultura do Sebrae no Rio Grande do Norte.

Aliado à orientação técnica, o VI Encontro da Agricultura Familiar também contará com a participação de instituições financeiras, que prestarão apoio na divulgação de linhas de créditos especiais e refinanciamento de dívidas de produtores rurais.

Outra novidade inserida na programação da Expofruit 2012 é a inserção de grupos de produtores na Rodada de Negócios. O primeiro dia do evento será destinado a encontros entre empresas estaduais e produtores ligados à agricultura familiar. O objetivo é criar oportunidade para a realização de negócios. As inscrições para participar da programação do VI Encontro da Agricultura Familiar já podem ser feitas no endereço eletrônico www.ufersa.edu.br.

Serviço:
Sebrae no Rio Grande do Norte (84) 3616.7910
www.rn.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo