X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae incentiva a implementação da Lei Geral no Piauí


Teresina – Técnicos do Sebrae no Piauí estão visitando diversos municípios para incentivar a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A ação é desenvolvida por meio do projeto Territórios da Cidadania, executado pela instituição. De acordo com a gerente de Agronegócios e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no estado, Ana Lúcia Oliveira, o principal objetivo das visitas é sensibilizar os novos prefeitos sobre a importância da legislação.

“Para que a lei saia do papel é necessário que o Sebrae e as prefeituras firmem parceria, o que beneficiará não só as micro e pequenas empresas, mas os municípios também”, destaca a gerente. Entre as orientações que estão sendo repassadas pelo Sebrae aos gestores municipais estão a importância da implantação da Sala do Empreendedor e da presença de um Agente de Desenvolvimento nos municípios.

Atualmente, o Piauí possui 19 municípios com a Lei Geral efetivamente implementada. A meta para este ano é que mais 18 municípios apliquem a legislação na prática. “Estimamos que até o final de 2013 pelo menos 30 municípios dos Territórios da Cidadania estejam com a Lei implementada”, afirma Ana Lúcia.

A Lei Geral foi instituída em 2006 e estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) no âmbito dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Os principais benefícios previstos na lei são regime unificado de apuração e recolhimento dos impostos e contribuições, inclusive com simplificação das obrigações fiscais acessórias; desoneração tributária das receitas de exportação e substituição tributária; dispensa do cumprimento de certas obrigações trabalhistas e previdenciárias; simplificação do processo de abertura, alteração e encerramento do negócio; facilitação do acesso ao crédito e ao mercado; preferência nas compras públicas; entre outras vantagens.

O programa Territórios da Cidadania foi criado pelo governo federal em 2008, com o objetivo de trabalhar a infraestrutura, a inclusão produtiva e o acesso à cidadania em 120 territórios do Brasil. O Sebrae no Piauí firmou parceria com o governo federal para disseminação do empreendedorismo e incentivo à formalização nesses territórios. No estado, o projeto contempla cinco territórios: Vale do Rio Guaribas, Entre Rios, Carnaubais, Vale do Canindé e Cocais.

O objetivo é promover o desenvolvimento nas várias regiões do Piauí, por meio de ações executadas, de forma conjunta, com as prefeituras do interior do estado. A prioridade de atendimento será para os municípios onde a Lei Geral já se encontra regulamentada, para os empresários formalizados, associações e grupos de produção.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot