X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae orienta lojistas sobre ferramentas digitais


Salvador – Para ajudar lojistas da rede de shoppings Tricenter – Max Center, Tropical Center e Pituba Parque Center – a conectar seus negócios no mundo virtual, o Sebrae na Bahia promoveu, nesta quarta-feira (11), o Café Empresarial 2012. Temas importantes para os empresários, como redes sociais, comércio eletrônico, compras coletivas e estratégia de logística, foram debatidos durante o evento. A ação foi promovida em parceria com as Associações dos Lojistas do Tricenter.

Para a gestora do projeto de Comércio e Serviço do Sebrae em Salvador, Aparecida Rosado, “o objetivo foi esclarecer questões sobre o mundo digital e apresentar ferramentas e formas de inserção nesse meio”, explicou.

No evento, quatro especialistas apresentaram seus temas de trabalho e, ao final, participaram de uma mesa de debate com os empresários. A sócia-diretora da agência digital Enigma.Net, Marcela Rocha, falou sobre mídias sociais e como utilizá-las. “É importante para o empresário entrar no mundo virtual, pois o consumidor está nele”, disse. Ela afirmou que é fundamental entender o funcionamento das redes sociais e perceber o que os usuários esperam. “É importante fazer uma abordagem mais sutil da marca e do seu produto nas redes sociais”.

O gerente comercial dos Correios, Vaner Prado, destacou os desafios de logística que a empresa enfrenta. Ele apresentou produtos e serviços oferecidos pelos Correios para atender às demandas das empresas, inclusive com formação de convênios. “As micro e pequenas empresas ainda não conhecem por completo nossos serviços, como o Sedex e o PAC (pequenas encomendas em transporte). Por isso, eventos como esse são imprescindíveis para a gente”, afirmou.

Em seguida, o sócio do site de compras coletivas Moi de Gente, Jerry Lima, explicou aos empresários a importância desse serviço e como incorporá-lo aos negócios. Segundo Jerry, esses portais fazem a publicidade do estabelecimento por meio de serviços oferecidos a baixo custo. Mas, é importante limitar a quantidade de produtos ofertados para manter o bom atendimento e não gerar excesso de demanda. “A empresa tem que atrair um público que ela é capaz de atender para não gerar uma demanda grande e acabar se prejudicando”, pontuou.

Para o sócio da agência digital Insix, Fábio Campinho, a integração entre os serviços pode fazer a diferença. “Eu acredito na soma. Ter um comércio eletrônico, redes sociais e participar de sites de compras coletivas são ações que podem trazer um bom retorno para o empresário”, enfatizou. Fábio falou sobre o tema e-commerce. “Hoje, o maior desafio de quem começa no comércio eletrônico é a divulgação. Além disso, é importante se capacitar na área, selecionar os produtos que serão disponibilizados, firmar convênio com os Correios e dedicar tempo para cuidar do negócio”.

Capacitação

O Café Empresarial dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae na Bahia com os lojistas dos shoppings Max Center, Tropical Center e Pituba Parque Center, desde 2011. No total, 27 empresas foram capacitadas e receberam consultoria empresarial. Além de encontros como esse, o trabalho envolve diagnósticos empresariais, consultorias coletivas e individuais, treinamentos para colaboradores e as oficinas de Gestão Empresarial, Financeira, de Recursos Humanos, de Vendas e de Merchandising.

“O principal objetivo é dar aos lojistas uma visão empresarial do seu negócio de forma diferenciada, através de um projeto de capacitação e consultoria que traz um resultado comprovado”, explicou a gestora Aparecida Rosado.

A empresária e presidente da Associação dos Lojistas do Pituba Parque Center, Ajurimar Wyll, reitera a relevância do projeto. “A parceria com o Sebrae é de extrema importância. Em um mercado de muda constantemente, o Sebrae nos trouxe as informações necessárias para que a gente possa caminhar junto com estas mudanças”, concluiu.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9122-1612 / 9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot