X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae reúne produtores em evento sobre indústria cafeeira


São Paulo – O Brasil é o maior produtor mundial e o segundo maior consumidor de café do planeta. De acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre maio de 2011 e abril de 2012 o país registrou um consumo de 19.975 milhões de sacas. A instituição destaca ainda que a qualidade do grão brasileiro melhora a cada ano.

Para trocar experiências e discutir os gargalos do setor, empresários e profissionais da cadeia produtiva estão reunidos no 7º Espaço Brasil Café, uma das principais feiras do setor, em São Paulo. O evento, que termina neste sábado (6), traz palestras, workshops, salas de provas de café e competições.

Um dos pontos mais visitados da feira é o Espaço Sebrae, com 100 metros quadrados, que apresenta oito regiões brasileiras produtoras de café – Cerrado, Das Matas e Mantiqueira, de Minas Gerais; Norte Pioneiro, do Paraná; Alta Mogiana, Mogiana, Centro e Oeste Paulista, de São Paulo. Todas têm produtores em projetos apoiados pela instituição de apoio às micro e pequenas empresas (MPE).

Três dessas regiões – Cerrado, Norte Pioneiro e Mantiqueira – já conquistaram o selo de Indicação Geográfica, que comprova a particularidade do produto, ligada à sua origem. Os produtos com este símbolo inspiram mais confiança ao consumidor, na medida em que, para conseguir a certificação, a região e o café precisam passar por um processo rigoroso de avaliação.

“A feira é um canal para ampliar a comercialização, mas também mostra as tendências deste segmento”, diz a coordenadora nacional de Cafeicultura no Sebrae, Carmen Lúcia Sousa.

O perfil predominante das propriedades de café é de empresas familiares. O Sebrae desenvolve 21 projetos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Espírito Santo, Pernambuco e Bahia.

Encontro

Nesta sexta-feira (5), foi realizado ainda o Encontro Nacional de Coordenadores e Gestores da Carteira de Projetos de Café, no qual esses profissionais puderam trocar informações para desenvolver ações no sentido de aumentar a produtividade nas pequenas propriedades.

O consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Vitor Rossi, falou sobre as várias linhas de financiamento do órgão governamental para a agricultura familiar. O Brasil possui 198 mil estabelecimentos agropecuários em que o café contribuiu com um terço do rendimento das famílias.

“Temos várias alternativas onde o produtor familiar de café pode buscar recursos e até mesmo vender, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, em que o estado compra alimentos para a merenda escolar”, disse. Outra iniciativa, segundo Rossi, é o Brasil Orgânico e Sustentável, que já mapeou 230 empreendimentos rurais com potencial para fornecer para os eventos esportivos dos próximos anos. “Entre os negócios mapeados estão vários produtores de café”.

De acordo com a gestora do Sebrae, Carmem Sousa, os 21 projetos desenvolvidos por essa instituição contemplam ações de acesso a mercados, gestão, inovação, levando principalmente assistência técnica e ajudando na certificação das pequenas propriedades.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot