X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Série mostra cooperação entre micro e pequenas empresas


Brasília – Com o objetivo de disseminar a cultura da cooperação para alavancar os negócios das micro e pequenas empresas, o Sebrae lança, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, uma série de televisão com experiências bem-sucedidas.

A série Cooperar é um Bom Negócio será exibida em sete programas no Canal Futura. O primeiro deles está previsto para o dia 29 de novembro (terça-feira), às 16h30. Os episódios, que terão em média 26 minutos, serão apresentados sempre no mesmo horário às terças-feiras, e reprisados às quartas-feiras em dois horários – 6h e 13h. A apresentação é do ator Alexandre Rosa Moreno.

Em cada episódio serão apresentadas as características de um dos sete modelos de empreendimentos coletivos mostrados na série: Associação, Cooperativa, Cooperativa de Crédito, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Central de Negócios, Consórcio de Empresas e Arranjo Produtivo Local (APL). Cada programa terá ainda a história de casos reais e dicas para os empreendedores.

O objetivo da série é mostrar algumas formas de cooperação e as possibilidades geradas pelo trabalho conjunto, de maneira que os empresários percebam que a união de esforços ajuda a conquistar resultados que talvez não fossem atingidos de forma isolada. Os modelos permitem ao administrador reduzir custos, compartilhar recursos e partilhar riscos, além de explorar novas oportunidades e oferecer produtos e serviços de qualidade superior e mais diversificada. As histórias incluem exemplos de empreendedores individuais, microempresas, pequenas empresas e produtores rurais.

O primeiro episódio tratará das vantagens de uma associação, considerada a forma mais básica de organização de um grupo de pessoas para o cumprimento de metas comuns. No dia 6 de dezembro, segundo dia da série, será feito um detalhamento sobre o sistema de cooperativas. O terceiro episódio, que vai ao ar no dia 13, vai abordar cooperativas de crédito, associações de pessoas, sem fins lucrativos, que buscam, por meio da ajuda mútua, prover a prestação de serviços financeiros aos seus associados. No dia 20 o tema tratado será o de formação de uma Oscip, que é um reconhecimento de que o negócio é de interesse público.

No dia 27, o quinto episódio vai detalhar o sistema de Central de Negócios. Uma Central é formada por empresas ou empreendedores independentes em busca de soluções conjuntas de interesse econômico no mercado que atuam.
No dia 3 de janeiro de 2012 serão apresentados casos de sucesso de consórcios de empresas, que são a união de várias empresas com o objetivo de realizar um empreendimento ou fazer negociações, em geral, maiores do que a capacidade individual de cada participante. O último episódio, que vai ao ar no dia 10 de janeiro, vai tratar dos Arranjos Produtivos Locais (APL), aglomerações de empresas, localizadas em uma mesma região, com especialização produtiva e algum vínculo de articulação, cooperação e aprendizagem.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot