X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Setor de confecção de Umuarama conhece Sebraetec


Curitiba – Empresários do setor do vestuário e confecção de Umuarama, no noroeste do Paraná, terão a oportunidade de conhecer o programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia. O evento, que acontece no dia 17, na sede do Sebrae no Paraná, tem o objetivo de auxiliar empresas de micro e pequeno porte a encontrarem soluções pontuais para incorporar a inovação no ambiente corporativo.

Está programada a palestra Processos organizacionais para indústrias de confecção, que será ministrada por Antônio Menezes Barreto. Especialista em Administração e Organização Industrial e consultor de indústrias têxteis e de confecção, ele adianta que abordará a importância e a viabilidade da inovação nos processos organizacionais.“Processos são fundamentais porque envolvem todo o setor de produção, que vai desde o projeto do produto e a tecnologia de produção até o sistema de gestão de qualidade. O acesso à inovação para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da empresa, porém, ainda é considerado como um grande desafio. Com a palestra, pretendo mostrar que é possível implantar uma cultura inovadora”.
 
O consultor do Sebrae no estado, Adriano Pereira da Silva, informa que, após a palestra sobre processos organizacionais, será apresentado o Sebraetec. “Trata-se de uma solução da instituição que atua com foco no aumento da competitividade por meio da inovação de estratégias e procedimentos, como a redução de desperdícios, aumento de produtividade e investimento na adequação de produtos e serviços”.

Adriano da Silva destaca que o evento é destinado às empresas de confecção e vestuário porque o segmento tem ganhado força em Umuarama e região. “Temos um número considerável de empresas desse setor, mas a falta de informação e de dinheiro são os maiores entraves para que os empresários apostem em inovação. Queremos desmistificar a ideia de que inovar exige altos investimentos”, comenta.
 
Em 2012, cerca de 80 empresas foram atendidas pelo Sebraetec somente em Umuarama. No Paraná, o programa recebeu 2,4 mil demandas de micro e pequenas empresas para melhorias em áreas como design, meio ambiente, certificação, entre outros, o que gerou mais de R$ 8 milhões em recursos investidos. Toda ação de tecnologia e inovação desenvolvida por meio do Sebraetec é realizada por entidades das áreas de ciência, tecnologia e inovação e subsidiada pelo Sebrae no Paraná em 80% do valor.

“Algumas empresas, em Umuarama, aumentaram em até 40% a produtividade, garantindo um impacto significativo no resultado final. A partir desses bons exemplos, queremos reforçar que é possível inovar para conquistar um melhor posicionamento no mercado”, destaca Adriano da Silva.

Sebraetec

O programa é dividido em soluções, que incluem as modalidades serviços tecnológicos básicos e serviços tecnológicos avançados. Os projetos podem ser desenvolvidos em diversas áreas, como meio ambiente, design, visual de loja, layout, eficiência energética, normalização, processos produtivos, propriedade intelectual, tecnologia da informação e comunicação, estudo de viabilidade técnica e econômica, certificação e consultoria para o aperfeiçoamento tecnológico de máquinas e equipamentos.

A partir desse benefício, cabe às empresas contribuírem com 20% de contrapartida financeira, de acordo com o tipo de serviço atendido. E, para pagar o valor, o empresário pode optar pelo Cartão BNDES para Micro e Pequenas Empresas, que é uma linha de crédito oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para soluções em inovação e tecnologia.

Empresários interessados em participar da palestra no dia 17 devem se inscrever no Sebrae em Umuarama, que fica na Avenida Brasil, 3.404, telefone (44) 3622-7028, ramal 4120. A participação é gratuita.

Serviço:
Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 – [email protected]
Leandro Donatti –  Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo