X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Setor de confecção de Umuarama conhece Sebraetec


Curitiba – Empresários do setor do vestuário e confecção de Umuarama, no noroeste do Paraná, terão a oportunidade de conhecer o programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia. O evento, que acontece no dia 17, na sede do Sebrae no Paraná, tem o objetivo de auxiliar empresas de micro e pequeno porte a encontrarem soluções pontuais para incorporar a inovação no ambiente corporativo.

Está programada a palestra Processos organizacionais para indústrias de confecção, que será ministrada por Antônio Menezes Barreto. Especialista em Administração e Organização Industrial e consultor de indústrias têxteis e de confecção, ele adianta que abordará a importância e a viabilidade da inovação nos processos organizacionais.“Processos são fundamentais porque envolvem todo o setor de produção, que vai desde o projeto do produto e a tecnologia de produção até o sistema de gestão de qualidade. O acesso à inovação para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da empresa, porém, ainda é considerado como um grande desafio. Com a palestra, pretendo mostrar que é possível implantar uma cultura inovadora”.
 
O consultor do Sebrae no estado, Adriano Pereira da Silva, informa que, após a palestra sobre processos organizacionais, será apresentado o Sebraetec. “Trata-se de uma solução da instituição que atua com foco no aumento da competitividade por meio da inovação de estratégias e procedimentos, como a redução de desperdícios, aumento de produtividade e investimento na adequação de produtos e serviços”.

Adriano da Silva destaca que o evento é destinado às empresas de confecção e vestuário porque o segmento tem ganhado força em Umuarama e região. “Temos um número considerável de empresas desse setor, mas a falta de informação e de dinheiro são os maiores entraves para que os empresários apostem em inovação. Queremos desmistificar a ideia de que inovar exige altos investimentos”, comenta.
 
Em 2012, cerca de 80 empresas foram atendidas pelo Sebraetec somente em Umuarama. No Paraná, o programa recebeu 2,4 mil demandas de micro e pequenas empresas para melhorias em áreas como design, meio ambiente, certificação, entre outros, o que gerou mais de R$ 8 milhões em recursos investidos. Toda ação de tecnologia e inovação desenvolvida por meio do Sebraetec é realizada por entidades das áreas de ciência, tecnologia e inovação e subsidiada pelo Sebrae no Paraná em 80% do valor.

“Algumas empresas, em Umuarama, aumentaram em até 40% a produtividade, garantindo um impacto significativo no resultado final. A partir desses bons exemplos, queremos reforçar que é possível inovar para conquistar um melhor posicionamento no mercado”, destaca Adriano da Silva.

Sebraetec

O programa é dividido em soluções, que incluem as modalidades serviços tecnológicos básicos e serviços tecnológicos avançados. Os projetos podem ser desenvolvidos em diversas áreas, como meio ambiente, design, visual de loja, layout, eficiência energética, normalização, processos produtivos, propriedade intelectual, tecnologia da informação e comunicação, estudo de viabilidade técnica e econômica, certificação e consultoria para o aperfeiçoamento tecnológico de máquinas e equipamentos.

A partir desse benefício, cabe às empresas contribuírem com 20% de contrapartida financeira, de acordo com o tipo de serviço atendido. E, para pagar o valor, o empresário pode optar pelo Cartão BNDES para Micro e Pequenas Empresas, que é uma linha de crédito oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para soluções em inovação e tecnologia.

Empresários interessados em participar da palestra no dia 17 devem se inscrever no Sebrae em Umuarama, que fica na Avenida Brasil, 3.404, telefone (44) 3622-7028, ramal 4120. A participação é gratuita.

Serviço:
Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 – [email protected]
Leandro Donatti –  Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot