X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sistema mostra raio-X do desenvolvimento territorial


Brasília – Uma ferramenta tecnológica que ajuda a entender melhor o cenário social e econômico dos municípios que integram os 104 Territórios da Cidadania atendidos pelo Sebrae em todo o país. É o Sistema de Indicadores Socioeconômicos, uma plataforma projetada para cruzar informações armazenadas em diversos órgãos.

A partir da consolidação desses dados é apresentada uma radiografia do estágio de desenvolvimento de cada um dos 1.851 municípios que ficam nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. O gerente-adjunto de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Augusto Togni, conta que “o sistema oferece subsídios para a definição da melhor estratégia de intervenção nesses lugares”.

O Sistema de Indicadores Socioeconômicos é abastecido por bases secundárias de informação. São dados reunidos por diferentes órgãos, como Receita Federal, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) entre outros.

As informações identificam, por exemplo, os estágios do mercado local, as finanças públicas e o desempenho dos pequenos negócios. Com isso é possível comparar municípios, territórios, estados e o Distrito Federal.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Alagoas, Ronaldo de Moraes e Silva, diz que os dados são apresentados aos gestores e servem para mostrar a evolução no quadro de empregos, empreendedores individuais (EI) e arrecadação. “Os números sevem como estímulo. Os gestores gostam de ver os dados organizados porque percebem com mais clareza a situação geral do município e isso ajuda a promover ações conjuntas”, conta.

Outra vantagem do Sistema de Indicadores Socioeconômicos, explica o gerente-adjunto Augusto Togni, é o acompanhamento da evolução de formalizações de EI.  “Com isso, o gestor do Sebrae escolhe a melhor solução e as medidas que devem ser adotadas para fortalecer as ações do município”. 

A partir das informações do Sistema, o Sebrae também consegue apurar os segmentos que têm o maior número de micro e pequenas empresas (MPE) no comércio, serviços, indústria e agropecuária, além do peso desses empreendimentos nas economias locais, número de empregos e salários médios.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107-9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot