X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sobrevivendo ao progresso [Manifesto]

sobrevivendo ao progresso

Assista ao tralier de Sobrevivendo ao Progresso, novo documentário produzido por Martin Scorsese.


E se tudo que motivasse você a viver fosse a causa de sua morte? E se o progresso estivesse nos levando a extinção?

Precisamos repensar o conceito de PROGRESSO.

Você sabe que o PIB (Produto Interno Bruto) é a medida da transformação realizada por nós (seres humanos, primos do chimpanzé embora mais sofisticados e adestrados) de recursos naturais em bens manufaturados e serviços em dado ano. Esses recursos que eram abundantes há 50 anos atrás não são renováveis, são finitos, esgotáveis. Essa fartura (embora mal distribuida) que a espécie humana vive desde a grande revolução industrial, a qual também podemos chamar de uma inebriada festa/farra irrigada pela extinção em massa de outras espécies e destruição de todos os ecosistemas do Planeta Mãe-Natureza estivesse sendo subsidiada por um cartão de crédito que uma hora teremos que pagar.

A dívida que subsidia o PIB global se acumula no longo-prazo mas cobrança é feita aos poucos depois de uma bela carência de alguns 200 anos mas inevitalmente vem, sutilmente através de terremotos ali, alguns tsunamis acolá e outros tornados e cataclismas esporádicos que vão se avolumando e se tornando comuns. Alguns graus a mais, algumas geleiras a menos. As redes de pesca começam a ficar vazias, os ecosistemas vão perdendo o equilíbrio e o grande mamífero carnívoro vai ficando sem a estrutura e o apoio que suportava sua vida bastante extravagante. E a festa, boa festa cheia de iPhones e carros do ano, começa a acabar quando vemos que abusivamente passamos limites e nos comportamos como crianças mimadas e gulosas.

Talvez estejamos vivenciando o processo de conscientização de dois grandes pecados capitais: a ganância e gula juntos como norma aceita na sociedade moderna, os quais podem, se não remediados a tempo, nos trazer ao fim, a extinção. Um pagamento de dívida shakesperiano (ou Shylokiana) que cobra a sua dívida monetária por alguns pedaços de carne e conseguinte a vida de seu devedor.

Nós, empreendedores, vindos muitas vezes de uma tradição de empreendedores, trazemos o progresso, a prosperidade como lema e nos orgulhamos de levar a diante a espécie humana com melhores produtos, com inovação e melhorias extravagantes. Entretanto, essa visão tradicional de empreendedorismo hoje encontra um novo desafio que precisa de assimilação, ou melhor o paradoxo, de que ao trazer progresso do curto-prazo estamos trazendo também nosso extermínio de longo prazo ao destruir a única nave mãe que possuímos nesse universo vazio e frio. (Lembre-se que Stephen Hawkins diz que devemos procurar um novo planeta para vivermos contando com o apocalipse irremediável que está por vir).

Os empreendedores precisam AGORA assimilar isso: estamos indo em direção ao fim do mundo.

Porém, a parte boa é que também como empreendedores, somos uma força para a possibilidade de desviarmos deste curso que nos destina ao fim. Somos em parte, responsáveis pela mudança de curso de nossa sociedade e espécie e precisamos ser a mudança, liderar nosso grupo hoje, agora, nas decisões da segunda-feira.

Entendam que em face a morte do planeta, seu business model não interessa, suas análises financeiras não farão sentido, sua nova startup genial não terá consumidores se o colapso ambiental se avizinhar como aparentemente deve acontecer em acordo com as conhecidas curvas J de aceleração.

Nós, do Jornal do Empreendedor fazemos um pedido urgente a cada leitor: reflita no que pode fazer hoje para diminuir as perdas, o lixo, o consumo conspícuo de sua empresa. Pense em como mudar todo seu negócio para que ele seja amigável ao meio-ambiente, para que ele não seja responsável pelo corte de árvores, pelo envenenamento dos rios e mares e ar. Se possível, faça mais. Compartilhe a mensagem. Compartilhe a visão que embora deprimente é REAL.

Se usarmos menos energia, precisamos de menos hidrelétricas. Se consumirmos menos, precisaremos de menos extração. Se usarmos menos veículos, precisaremos de menos petróleo. Precise imediatamente de menos.

Os modelos de referência, A REFERÊNCIA tem que mudar drásticamente: ao invés de se imaginar o Gordon Gekko dirigindo sua limosine em Nova York, se imagine como um iluminado em meio a campos verdes, se imagine como um benfeitor ecológico e defensor das florestas e dos animais, se imagine o redentor dos erros do passado. Sim, dos produtos colaterais das decisões voltadas ao progresso de nossos avós e pais que almejavam uma vida próspera, confortável e longa.

Não podemos deixar que nossa mãe natureza (termo perfeito) seja morta por nossos inconseqüêntes pecados, que já não possuem mais redenção a partir do momento em que sabemos que existem, os sabemos pecados e nos conhecemos, pecadores.

Seja a diferença AGORA. Não resta mais tempo. Seja correto e ajuste sua vida e sua forma de sustento aos princípios que levem em consideração a preservação do planeta.

AGORA.

Não resta muito mais tempo.

Martin Scorcese produziu o documentário abaixo mas o tema é sabido de todos e provocou a nossa vontade de externalizar a nossa indignação perante a distância que vemos entre a consciência de destruição e a inércia dos que se dizem pioneiros, inovadores e construtores de um mundo melhor, você, empreendedor.

Não espere, aja.

Não estamos sozinhos nisso e esperamos que você se sensibilize. O documentário Surviving Progress (Sobrevivendo ao Progresso) levanta a questão mais atual e pertinente de nossa existência. Saiba mais do documentário no site oficial de Surviving Progress, sem data pra ser exibido por aqui.

E se você quiser ver e ouvir a explicação do autor do documentário Surviving Progress:

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot