X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Software auxilia crianças vítimas de escalpelamento


Belém – Um empreendimento que já foi premiado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) como a melhor tecnologia de acessibilidade da região Norte foi destaque na sétima edição da Feira do Empreendedor em Belém, promovida pelo Sebrae no Pará. Trata-se da Empresa Brasileira de Informática (EBI), que desenvolveu o Navega Feliz, programa de computador inovador criado em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP). A iniciativa está sendo usada como ferramenta educativa e terapêutica para o atendimento de pacientes escalpelados na Santa Casa.

O software “Navega Feliz” traz opções de jogo da memória, criação de histórias em quadrinhos e pinturas, usando personagens e paisagens regionais como a população ribeirinha amazônica, com suas embarcações, rios e florestas. Segundo Vitor Alves, entre as personagens do site está uma bonequinha que usa touca. “Isso é uma das características das meninas escalpeladas e funciona como alerta para o acidente que ainda ocorre com frequência nos rios da Amazônia. O legal do site é que ele possibilita que essas vítimas superem o trauma vivido e se expressem por meio das historinhas em quadrinhos, uma das ferramentas utilizadas”, explica.

O projeto Navega Feliz começou a ser desenvolvido em 2008, com o financiamento da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e tinha a intenção de desenvolver um software educativo. Hoje, ele integra o Programa de Direitos Humanos e Aprendizado em Rede com financiamento do governo federal. Ainda de acordo com Bruno Alves, gerente de ensino da Santa Casa, o programa é um instrumento interativo, que estimula a socialização e o bem estar das crianças internadas. “Ele está totalmente formatado e pode ser usado não só com os pacientes escalpelados, mas por toda a classe hospitalar”, afirma.

Segundo Larissa Sato, uma das idealizadoras do software, além dos recursos já existentes, o Navega Feliz ainda vai comportar um módulo de prevenção ao acidente de escalpelamento e recursos mais adequados ao público adulto. “Vamos incluir mais esse recurso e pretendemos também oferecer outros formatos de jogos e atividades que contemplem as necessidades das pacientes adultas, já que o conteúdo atual é mais voltado para o público infantil”, finaliza. O software é livre e pode ser acessado no site www.ebi.com.br/navegaFeliz.

A Feira do Empreendedor do Pará terminou nesse sábado (15), em Belém.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias no Pará
Atendimento à Imprensa
Jecyone Pinheiro (91) 3181-9139 / [email protected]
Juliana Rose (91) 3181-9136 / [email protected]
Silvaneide Guedes (91) 3181-9140 / [email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot