X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sousa realiza primeiro fórum do leite do Sertão paraibano


João Pessoa – Cerca de 70 produtores leiteiros participam do primeiro Fórum da Cadeia Produtiva do Leite, nesta quarta-feira (22), na cidade de Sousa, no Sertão paraibano – que gera 100 mil litros de leite diariamente, a maior produção do estado. O município produz 60 mil litros de leite por dia, mais da metade de todo o volume extraído na região. O evento será realizado no Campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a partir das 8h30.

Segundo Lhano Osawa, gestor do projeto Fazenda Eficiente, da unidade do Sebrae na Paraíba em Sousa, o apoio técnico é oferecido a 90 fazendas. “Pretendemos abordar de 120 a 140 famílias assistidas, com técnicas e capacitações do projeto. A pedido dos próprios empresários da cidade, tentaremos atender mais propriedades”, diz.

O Fórum da Cadeia Produtiva do Leite discutirá como aumentar o volume da produção, apesar de a cidade já ser um destaque no cenário leiteiro do Nordeste. “Na primeira edição, veremos temas relacionados à atividade leiteira. Sousa conta com cinco indústrias de laticínios que já comercializam o produto dentro e fora da Paraíba, além de duas fábricas de torta de algodão e outros alimentos bovinos”, explica Lhano.

A capacitação servirá ainda para unir os produtores, que enfrentam problemas por causa da estiagem. “Os produtos lácteos aumentaram de preço devido à locomoção dos produtores de outras localidades. Por isso, o Sebrae analisa a possibilidade de investir mais na Fazenda Eficiente como um projeto sustentável, que desenvolve bovinocultura consciente”, reforça o gestor do projeto.

Produtores, empresários de laticínios e queijarias, além de técnicos e instituições parceiras do projeto Fazenda Eficiente, estarão no Fórum. “Os atores da cadeia produtiva do leite do Sertão paraibano discutirão as necessidades e oportunidades que se apresentam a todo instante. A contribuição que cada elo pode dar ao desenvolvimento do setor do leite com esse evento é grande”, comentou o gerente do Sebrae em Sousa, Luciano Holanda.

A cidade que mais produz leite no estado é também destaque regional. O Laticínio Belo Vale, que lançou os produtos Isis, é a terceira fábrica do ramo que mais vende no Nordeste. Em menos de dois meses, o proprietário Marcos Guedes vai triplicar sua produção de derivados lácteos. “Investimos em tanques e máquinas para nos mantermos e até já estivemos em primeiro lugar no ranking nordestino”.

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot