X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Startup potiguar lança aplicativo para motéis


Natal – Um aplicativo que ajuda o usuário de tablets e smartphones a encontrar e reservar apartamentos em motéis. É assim que deve funcionar o Cama Certa, uma plataforma mobile que identifica as vagas em motéis de todo o Brasil, busca os preços mais em conta e oferece promoções em tempo real. A ideia vem de uma startup potiguar, que venceu a 14ª edição do Desafio de Startup (D14), promovida em Natal pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, no ano passado. Os idealizadores do sistema, Samuel Gondim e Ítalo Andrade, anunciam o lançamento do aplicativo no dia 1º de maio, simultaneamente em cinco capitais, entre elas Natal, onde terá cerca de dez estabelecimentos cadastrados.

O projeto sairá do papel graças à ação de empresas investidoras, que viram no aplicativo um potencial gerador de negócios. A companhia paulista desenvolvedora de sistemas Colaborative Laboratories (Colab) investiu R$ 40 mil na iniciativa. Assim como uma empresa goiana que desenvolve softwares house para comércio e varejo, a DSGTI, gostou da ideia e aplicou R$ 20 mil para viabilizar o aplicativo e testar a entrada no mercado mobile. O restante necessário para foi aportado pelos próprios idealizadores, sócios da SGS Soluções em Gestão, empresa de consultoria potiguar que identificou a oportunidade. Ambas terão participação no negócio da ordem de 36%, 14% e 50%, respectivamente.

“A partir de cuidadosa modelagem de negócios e elaboração de uma boa estratégia de captação e expansão, onshore e offshore, foi possível obter aporte dessas duas empresas, que também farão a representação nessas cidades”, afirma um dos idealizadores e sócio da Consultoria SGS Soluções em Gestão, Samuel Gondim.

A primeira versão do aplicativo está sendo desenvolvida e novas funcionalidades já estão sendo validadas para uma primeira atualização, ficando disponível para download na Apple Store e na Google Play em 40 dias, prazo de cadastro e adesão dos estabelecimentos do projeto. Inicialmente, o aplicativo será lançado em Natal (RN), Salvador (BA), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Goiânia (GO).

Somente na capital potiguar entram no sistema dez motéis. A expectativa, no entanto, é chegar ao fim do semestre abrangendo todas as capitais e as principais cidades do interior de cada estado, totalizando 30 municípios. Nesse prazo, espera-se que 300 estabelecimentos estejam na base de dados do Cama Certa.

“Nossa planilha prevê um retorno desse investimento já no sétimo mês, já que a nossa estrutura é muito enxuta”, antecipa Samuel Gondim. O negócio funciona de forma gratuita para os usuários que utilizarem o Cama Certa, assim como a adesão por parte dos motéis. Mas a startup recebe 10% de comissão sobre o valor da permanência prevista na reserva do apartamento através do aplicativo.

Prospecção

Segundo o empresário, o momento agora é de prospectar interessados em representar o negócio nas demais capitais que não incluem as cidades previstas para o lançamento. Os idealizadores estão tão entusiasmados com o negócio que estão em busca de investidores internacionais. O Cama Certa será apresentado no CeBIT, um dos maiores eventos de alta tecnologia do mundo que será realizado no dia 7 de março em Hannover, na Alemanha. “Vamos mostrar o aplicativo no exterior e perceber a funcionalidade também em outros países. Nosso objetivo principal é buscar investidores internacionais interessados no negócio para ampliar a atuação no Brasil”, estima Samuel Gondim.

Na análise do gestor do projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) do Sebrae no Rio Grande do Norte, Carlos Pereira Von Sohsten, o cenário internacional é o caminho para esse tipo de negócio. “Nesse segmento, em que se exige escalabilidade para o negócio se tornar atrativo, a busca de investidores globais é uma das saídas”. O gestor avalia como positivo o desempenho dos empreendedores do Cama Certa.

“É isso que o Sebrae pretende ao apoiar as startups, que os projetos tenham consistência e os empreendedores melhorem a apresentação a partir de parâmetros dos investidores”, diz Carlos Von Sohsten. Atualmente, cerca de 20 startups potiguares contam com o apoio e consultoria do Sebrae. O Cama Certa também participará do Desafio de Startups D17, que acontecerá no dia 18 de março, Rio de Janeiro, dentro da programação do Congresso Mundial de Empreededorismo. No evento, serão validadas novas funcionalidades adicionais às já existentes, caso o projeto seja aprovado para a próxima fase.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot