X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sustentabilidade pode trazer ganhos aos negócios


Brasília – A questão ambiental faz parte de qualquer tipo de negócio, independentemente do porte da empresa. No Brasil, a importância dessa integração se destaca nos pequenos negócios, que reúnem 99% dos empreendimentos. As 6,1 milhões de empresas de micro e pequeno porte do país são responsáveis por 53% dos empregos formais e respondem por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Durante a Rio+20, a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que está sendo realizada no Rio de Janeiro, o Sebrae vai oferecer oficinas para que proprietários de micro e pequenos negócios possam adotar práticas sustentáveis, reduzir desperdícios e ganhar competitividade.

As oficinas, com diferentes temas, têm carga horária de quatro horas e serão realizadas de 15 a 23 de junho, no Espaço Sebrae de Educação, no Aterro do Flamengo, em frente ao Museu da República. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada oficina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo hotsite do Sebrae na Rio+20 ou no próprio local, se houver disponibilidade.

Um dos temas que serão abordados é o 5 Menos que São Mais, sobre a redução de desperdício. A proposta é contribuir para o aumento da lucratividade das empresas a partir da diminuição do descarte de matérias primas e da economia de energia, água e demais insumos. Com atividades práticas, o empreendedor aprenderá a reduzir custos e a diminuir eventuais impactos negativos que sobras e resíduos podem causar ao meio ambiente.

Também está na programação a oficina Boas Práticas de Eficiência Energética: como reduzir o consumo de energia. O objetivo é dotar os empresários de ferramentas simples para a identificar desperdícios e potenciais oportunidades de melhorias. Para cada tipo de problema apresentado serão propostas ações práticas. “É uma oportunidade para que o empresário aprenda a reduzir custos diretos na sua produção e, consequentemente, a melhorar a competitividade do negócio. A oficina é o ambiente que proporciona a interação da empresa com especialistas, com hora marcada e em pequenos grupos”, explica Mirela Malvestiti, gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae.

Outro assunto abordado no evento será Resíduos Sólidos como Vantagem Competitiva. O tema oferecerá subsídios para que os empreendedores atendam às exigências da Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada desde 2011. A oficina discorrerá sobre os riscos legais da má gestão dos resíduos, bem como as oportunidades de mercados que a prevenção da geração de resíduos pode oferecer.

Por último, será oferecida oficina que abordará o conceito Cradle to Cradle (Berço a Berço). Em alta no mundo, a teoria desenvolvida pelo arquiteto americano William McDonough e pelo químico alemão Michael Braungart, apresenta uma nova relação entre produção e consumo, sem a geração de resíduos ou danos ao meio ambiente. A proposta, baseada no modelo cíclico e sustentável da própria natureza, consiste na substituição do uso e do descarte paraticados atualmente pela reutilização e criação de novos produtos a partir daqueles que já terminaram o seu ciclo de vida útil.

“No Brasil, com a nova Política de Resíduos Sólidos, a metodologia Cradle to Cradle pode ser de grande ajuda para orientar empresas de todos os portes a utilizarem a política como oportunidade de inovar serviços, produtos e modelos de negócio, aumentando a competitividade e lucratividade das empresas”, diz Mirela.

As oficinas fazem parte do conjunto de produtos do Sebrae que serão oferecidos aos visitantes da Rio+20. As palestras, oficinas e clínicas tecnológicas terão temas relacionados à sustentabilidade, como eficiência energética, redução de desperdício, política de resíduos sólidos, negócios verdes, práticas de negócios sustentáveis, dentre outros.

Lançadas no evento, as oficinas 5 Menos que São Mais e Resíduos Sólidos como Vantagem Competitiva serão depois ofertadas em todo o Brasil a donos de micro e pequenas empresas. A expectativa é de que as oficinas estejam em funcionamento a partir do segundo semestre.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo