X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sustentabilidade pode trazer ganhos aos negócios


Brasília – A questão ambiental faz parte de qualquer tipo de negócio, independentemente do porte da empresa. No Brasil, a importância dessa integração se destaca nos pequenos negócios, que reúnem 99% dos empreendimentos. As 6,1 milhões de empresas de micro e pequeno porte do país são responsáveis por 53% dos empregos formais e respondem por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Durante a Rio+20, a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que está sendo realizada no Rio de Janeiro, o Sebrae vai oferecer oficinas para que proprietários de micro e pequenos negócios possam adotar práticas sustentáveis, reduzir desperdícios e ganhar competitividade.

As oficinas, com diferentes temas, têm carga horária de quatro horas e serão realizadas de 15 a 23 de junho, no Espaço Sebrae de Educação, no Aterro do Flamengo, em frente ao Museu da República. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada oficina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo hotsite do Sebrae na Rio+20 ou no próprio local, se houver disponibilidade.

Um dos temas que serão abordados é o 5 Menos que São Mais, sobre a redução de desperdício. A proposta é contribuir para o aumento da lucratividade das empresas a partir da diminuição do descarte de matérias primas e da economia de energia, água e demais insumos. Com atividades práticas, o empreendedor aprenderá a reduzir custos e a diminuir eventuais impactos negativos que sobras e resíduos podem causar ao meio ambiente.

Também está na programação a oficina Boas Práticas de Eficiência Energética: como reduzir o consumo de energia. O objetivo é dotar os empresários de ferramentas simples para a identificar desperdícios e potenciais oportunidades de melhorias. Para cada tipo de problema apresentado serão propostas ações práticas. “É uma oportunidade para que o empresário aprenda a reduzir custos diretos na sua produção e, consequentemente, a melhorar a competitividade do negócio. A oficina é o ambiente que proporciona a interação da empresa com especialistas, com hora marcada e em pequenos grupos”, explica Mirela Malvestiti, gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae.

Outro assunto abordado no evento será Resíduos Sólidos como Vantagem Competitiva. O tema oferecerá subsídios para que os empreendedores atendam às exigências da Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada desde 2011. A oficina discorrerá sobre os riscos legais da má gestão dos resíduos, bem como as oportunidades de mercados que a prevenção da geração de resíduos pode oferecer.

Por último, será oferecida oficina que abordará o conceito Cradle to Cradle (Berço a Berço). Em alta no mundo, a teoria desenvolvida pelo arquiteto americano William McDonough e pelo químico alemão Michael Braungart, apresenta uma nova relação entre produção e consumo, sem a geração de resíduos ou danos ao meio ambiente. A proposta, baseada no modelo cíclico e sustentável da própria natureza, consiste na substituição do uso e do descarte paraticados atualmente pela reutilização e criação de novos produtos a partir daqueles que já terminaram o seu ciclo de vida útil.

“No Brasil, com a nova Política de Resíduos Sólidos, a metodologia Cradle to Cradle pode ser de grande ajuda para orientar empresas de todos os portes a utilizarem a política como oportunidade de inovar serviços, produtos e modelos de negócio, aumentando a competitividade e lucratividade das empresas”, diz Mirela.

As oficinas fazem parte do conjunto de produtos do Sebrae que serão oferecidos aos visitantes da Rio+20. As palestras, oficinas e clínicas tecnológicas terão temas relacionados à sustentabilidade, como eficiência energética, redução de desperdício, política de resíduos sólidos, negócios verdes, práticas de negócios sustentáveis, dentre outros.

Lançadas no evento, as oficinas 5 Menos que São Mais e Resíduos Sólidos como Vantagem Competitiva serão depois ofertadas em todo o Brasil a donos de micro e pequenas empresas. A expectativa é de que as oficinas estejam em funcionamento a partir do segundo semestre.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot