X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Tecnologia e Inovação

3 razões porque seu trabalho estará obsoleto em 2020

razõesporqueseutrabalhoestaráobsoletoem

Em pouco tempo, você poderá ver uma máquina trabalhando em seu lugar. Veja porque isso está cada vez mais próximo de acontecer


Em pouco tempo, você poderá ver uma máquina trabalhando em seu lugar. Veja porque isso está cada vez mais próximo de acontecer

O mundo como nós o conhecemos está mudando rapidamente e vimos recentemente em todo mundo, com crises econômicas no mundo todo, a segurança no emprego está se tornando uma coisa do passado.

Há 3 razões porque a segurança no emprego está diminuindo cada vez mais, e por isso seu trabalho poderá não existir até o fim da década.

#1. Tecnologia

Nós todos sabemos que a tecnologia está avançando a um ritmo acelerado e que está causando a destruição de muitos postos de trabalho.

É bem óbvio que as tarefas mais repetitivas e mecânicas vão estão sendo substituídas por máquinas, uma vez que aumentam a precisão e a segurança em muitas áreas de trabalho.

Mas, precisamos nos perguntar até onde isso tudo vai…

Graças à tecnologia, muitos cargos em indústrias e empresas vão acabar sendo totalmente substituídos em um futuro próximo.

A substituição de trabalhadores humanos com a tecnologia simplesmente economiza dinheiro e aumenta a eficácia de muitos papéis.

No futuro, seremos capazes de circular em um supermercado onde máquinas não tripuladas vão cuidar de todas as tarefas: pagamentos, reposição de mercadoria (se é que elas vão ficar expostas), responder perguntas dos clientes e levar as mercadorias até o seu carro (se é que isso ainda vai existir).

Isso se, as transações de supermercados não forem todas feitas online, e as nossas compras entregues em nossas casas, como fazemos hoje com sapatos, livros e etc.

O mesmo vai acontecer com a maioria das lojas de varejo,  que vão aumentar sua interatividade e experiência com o usuário – conforme a Amazon.com e a Zappos já demonstram.

A tecnologia está pronta para ocupar seus postos de trabalho. O que você vai fazer a respeito?

A tecnologia está pronta para ocupar seus postos de trabalho. O que você vai fazer a respeito?

#2. Estruturas Organizacionais

A cada dia, temos menos pessoas que precisam ser gerenciadas a todo momento trabalhando nas empresas.

A sabedoria popular sobre o gerenciamento de pessoas diz que as empresas precisam de 1 gerente para cada 6 ou 7 funcionários.

Mas, como estamos em uma tendência crescente de redução de subordinados, cada vez menos vamos precisar de gestão.

Isso significa que o tamanho das empresas vai cair drasticamente à medida que a força de trabalho é substituída. O gerente médio se tornará uma função que envolve apenas observar o trabalho das máquinas.

Talvez esse seja o momento certo para aperfeiçoar as suas habilidades de TI para as mudanças que, pouco a pouco vão chegando.

#3. Outsourcing

As funções que permanecerão nas empresas serão aqueles que exigem criatividade humana no dia-a-dia, como designer, escritor ou professor.

Há algumas coisas que nossos cérebros são excepcionais em fazer e, as máquinas ainda não podem acompanha-los por enquanto.

Nessas áreas, é preciso olhar para a globalização e o desafio que ela representa. Há agora bilhões de pessoas altamente qualificadas que vivem em áreas do mundo com custos de vida muito mais baixos do que nós.

Se pensarmos que a terceirização da mão-de-obra não vai parar nos call centers e no chão de fábrica, e por isso, temos uma tendência crescente.

Isso significa que hoje, com a tecnologia que usamos, é perfeitamente possível encontrar um grande número de estudantes altamente qualificados com MBAs, mestrados e doutorados de universidades de todo o mundo.

Assim, você pode encontrar um designer incrível na Índia, na China ou na África agora, e ela está disposta a trabalhar por muito menos do que os designers americanos e europeus.

Um profissional do outro lado do mundo, com mão-de-obra mais barata pode colocar seu emprego em risco.

Um profissional do outro lado do mundo, com mão-de-obra mais barata pode colocar seu emprego em risco.

O que fazer para proteger a sua renda?

Costumávamos competir em um mundo onde tínhamos que ser o melhor no nosso mercado local, cidade ou bairro. Então, a globalização foi mudando as coisas.

Ontem, precisávamos ser o melhor do Brasil e, agora precisamos ser o melhor do mundo. Se você quiser estar seguro, você precisa se tornar o melhor do mundo no que faz (pelo menos aos olhos de seu mercado).

Outra verdade é que nem tudo é apenas sobre o preço. Muito pelo contrário, paga-se muito bem quando você está no topo de seu mercado.

Um exemplo? O rebranding da Pepsi custou 1 milhão de dólares e, a Accenture pagou 100 milhões de dólares no deles em 2000.

Qual o valor você pode oferecer às pessoas?

Se você é único, ou visto como tal, você sempre terá uma fonte de renda, desde que continue sendo único.

Por outro lado, se você pode ser substituído por uma máquina ou um profissional mais barato, então você estará em um momento bastante delicado em sua carreira.

A solução? Empreender

A vida é muito curta e muito especial para deixarmos que nosso trabalho seja substituído por uma máquina. Nossos cérebros são máquinas muito mais complexas e preciosas para o limitarmos a trabalhos braçais simplesmente.

Portanto, use a cabeça. Coloque o cérebro para funcionar e pense como você pode fazer a diferença no seu mercado e criar algo único.

Nunca foi tão fácil empreender. Há 2 séculos atrás, se alguém quisesse empreender precisava de uma fábrica, uma fazenda, um prédio.

Hoje, 200 anos mais tarde, para empreender você precisa de tecnologia: um computador e uma maneira de testar e adaptar suas ideias.

Não se acue com a nova realidade. De agora em diante as coisas só vão piorar. Os medíocres, medianos, mais ou menos, não terão mais vez no mercado.

O avanço tecnológico, social e cultural será cada vez mais cruel com quem não fizer por merecer o aparato intelectual que ganhou de presente ao nascer.

As pessoas podem ser divididas em 3 grupos: aqueles que fazem as coisas acontecerem; aqueles que assistem ao que aconteceu; e aqueles que sabem o que aconteceu.

___

Este artigo foi inspirado pelo, “3 Reasons Why Your Job Might Be Obsolete By 2020” do Lifehack.

 

Comente este artigo

Populares

Topo