X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Trabalhadores do Brejo paraibano buscam formalização


João Pessoa – Ações de incentivo ao empreendedorismo estão ajudando a cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, a desenvolver a economia local. Além de estimular os antigos prestadores de serviço da prefeitura a se formalizarem como Microempreendedores Individuais (MEI), o apoio tem sido fundamental para garantir de 30% a 40% do faturamento dos novos empresários. Atualmente, a cidade tem 28,5 mil habitantes e conta com 255 MEI. Mas, somente em janeiro, foram 67 novas formalizações. Na Paraíba, o número de microempreendedores individuais gira em torno de 37 mil.

Marcílio Barbosa Gomes, dono da borracharia Padre Cícero, afirma que 30% de seu faturamento mensal vem da prestação de serviços para a prefeitura da cidade. “Eu sabia que existia o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), mas já trabalhava há 20 anos como prestador de serviço e não tinha me interessado ainda”, diz. Marcílio conta que os benefícios do MEI chamaram sua atenção, principalmente pela possibilidade de contratar um funcionário. Agora, tem a esposa como ajudante formal e regular.

A borracharia de Marcílio fechou um contrato de 12 meses com a prefeitura. Além da parceria com o poder público e emitir nota fiscal, o microempreendedor individual tem direito à cobertura previdenciária (aposentadoria, licença-saúde), acesso ao crédito e isenção de tributos federais. Para abrir sua empresa como EI, ele também contou com facilidades, como agilidade e nenhuma cobrança de taxas.

O prefeito Hildon Regis Navarro Filho explica que o exemplo de Marcílio se enquadra nos prestadores que arrecadam menos de R$ 8 mil por mês. “Nesse caso, eles não precisam participar de licitação”. Mas, havendo a necessidade do certame, os trabalhadores formalizados como MEI também podem participar. Ele salienta que antes os borracheiros da cidade não viam a necessidade de sais da informalidade. “Agora, nas licitações de transporte escolar, o pessoal já sabe que só vai participar quem estiver formalizado. Já foi publicado o pregão dos transportes e deve sair em fevereiro o resultado”, informa.

Jardineiros, eletricistas, encanadores e outros prestadores de serviço agora têm a oportunidade de regulariza sua situação, a exemplo de Marcílio, com um contrato em vigor e trabalho para realizar. Conforme assinala o prefeito, a cidade já regulamentou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que incentiva o empreendedorismo, facilitando a formalização de trabalhadores por conta própria. “Firmamos parceria com o Sebrae na Paraíba para orientar o município a ter essa legislação importante implementada”, ressalta o gestor municipal.

Influência

O incentivo ao empreendedorismo em Alagoa Grande influenciou também o dono do Geová Lava-jato, o mais recente microempreendedor individual Geová Damião Coutinho. Há 22 anos, ele atua nessa atividade e tinha prestado serviço para a prefeitura. Tirou o CNPJ em janeiro deste ano e já fechou contrato com o poder público municipal. Garantiu 40% dos rendimentos mensais por um ano.

“Eu ouvia as pessoas falando em CNPJ, mas nunca tive a oportunidade de me informar. Os colegas começaram a se tornar MEI e me falaram sobre o assunto. Achei muito bom ter direitos previdenciários, poder pagar o INSS e pagar impostos baixos”, comenta o empreendedor, que também foi contratado sem licitação pelo mesmo motivo do borracheiro Marcílio.

O Microempreendedor Individual é uma figura jurídica instituída pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que tem o objetivo de facilitar a formalização de trabalhadores por conta própria. Ao se tornar MEI, o empresário tem direito à cobertura previdenciária, acesso ao crédito, pode participar de licitações e emitir nota fiscal. Podem se enquadrar nessa categoria as empresas com faturamento anual de até R$ 60 mil, com no máximo um funcionário, sem sócio, nem filial.

Entre os incentivos ao desenvolvimento econômico de Alagoa Grande, a prefeitura pretende ensinar como os empreendedores formalizados podem participar de um pregão ou licitação públicos. “Faremos uma parceria com o Sebrae para realizar um seminário e treinar os MEI. Antes, contratávamos esses profissionais como prestadores de serviços. Agora, vamos contratar, prioritariamente, os microempreendedores individuais”, completa o prefeito.

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot