X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Trade turístico discute saúde financeira das empresas


Salvador – Há nove anos, Djalma Costa é diretor de Turismo da Cooperativa dos Proprietários de Vans da Bahia (Univan). Para ele, discutir gestão de finanças é sempre relevante. “Em tempos de crise econômica no exterior é fundamental buscar conhecimento para evitar erros financeiros e, consequentemente, aumentar a capacidade de investimento e qualificação da empresa”, avalia.

Djalma foi um dos cerca de 50 empresários do trade turístico baiano que participaram de mais uma edição do Café com Turismo – 19º Seminário Excelência no Turismo. O evento, que debateu questões inerentes à saúde financeira das organizações, foi realizado na última sexta-feira (31), no Fiesta Convention Center, em Salvador.

Para o consultor empresarial Carlos Fraga, que ministrou a palestra, a avaliação da situação financeira das empresas é um exercício diário, que exige disciplina, consciência, bom senso e envolvimento da equipe. “Não existe fórmula mágica, mas um trabalho em conjunto com foco no objetivo de equilíbrio financeiro. É possível obter êxito”, afirma.

Uma empresa que atrasa pagamentos e tem dificuldades em regularizar os impostos, vive em um clima organizacional tenso e com iminente sensação de quebra. De acordo com Fraga, há alguns tratamentos para esses sintomas, como a constante análise de viabilidade econômica do negócio. “Isso tem que ser refeito sempre e não só quando a empresa é montada, porque as tendências, comportamentos e necessidades estão mudando rapidamente”, explica o consultor.

A gestora do projeto de Turismo do Sebrae em Salvador e Região Metropolitana, Cristiane Serra, acredita que dar atenção à parte financeira da empresa é indispensável para o desenvolvimento do negócio. “Nunca é demais entender e estudar a questão das finanças, porque, muitas vezes, o empresário está perdendo dinheiro com desperdícios que poderiam ser facilmente sanados”, aponta.

Também estiveram presentes ao seminário o consultor em Desenvolvimento Pessoal e Executivo, Valdir Schmidt, e a gerente de Promoção do Convention Bureau Salvador e Litoral Norte, Lívia Silvany. O Café com Turismo é uma realização do Sebrae na Bahia em parceria com o Convention Bureau Salvador e Litoral Norte.

A próxima edição do encontro será realizada no dia 28 de setembro. Para participar basta entrar em contato no e-mail [email protected]. O investimento é de R$ 20,00.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9222-1612 / 9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot