X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Na Web

Mídias sociais: sonho VS realidade #smwsp


Via RSS de ResultsON

ee debate

Quando o assunto é mídias sociais, é comum encontrarmos dados e outras informações que falam sobre seu potencial tanto para indivíduos como para empresas. Mas o quanto isso é realidade ou fantasia? Para debater este assunto, Renê de Paula (Locaweb) e Gil Giardelli (ESPM/Gaia) subiram ao palco do Social Media Week, moderados por Pedro Doria (Estadão), para discutir um pouco sobre a realidade da social media brasileira.

Iniciando a provocação, Pedro questionou porquê tanto romantismo em torno das mídias sociais. Na opinião de Gil, isso se dá porque as redes têm gerado grandes oportunidades para as pessoas, além de ser mais uma ferramenta de comunicação entre elas. “É incrível a enorme quantidade de startups que surgem diariamente, em diversas áreas, que tentam explorar o potencial que ela oferece”, explica. Porém, Renê disse que as pessoas têm um visão um pouco deturpada desse cenário digital. “Muitas pessoas vão a eventos, por exemplo, para tentar ratificar essa visão romântica que possuem das mídias sociais. Mas, muitas vezes, os brasileiros se encantam com uma realidade que não condiz com a nossa”.

Mas, afinal, será que as mídias sociais têm realmente esse poder de transformação que tanto dizem? A pergunta teve como referências o grande papel que as redes tiveram no Egito, contrastando com utilização da rede no #forasarney, que não conseguiu ultrapassar o ambiente virtual. “ Isso se dá porque o Brasil possui um grande número de analfabetos funcionais”, disse Gil citando dados do IBGE. Para fechar, Renê, como de costume, deixou uma provoção para os presentes: “as mídias sociais são como a São Paulo Fashion Week; um monte de coisas mirabolantes, mas que ninguém vai saber como usar”. Será? Fica a reflexão.

 

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo