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10 dicas definitivas para usar o Google+ para SEO


Quando os engenheiros do Google lançaram o Google+, eles construíram um algorítmo de SEO capaz de passar por cima de todas as outras plataformas sociais.

E isso já não é segredo. E, embora a participação no Twitter e no Facebook sejam muito importante, ambas as redes restringem o Google de acessar os seus dados, o que afeta diretamente na eficácia dessas duas redes no SEO.

Já com o Google+ as coisas funcionam diferente.

Façamos uma experiência: se você usa o Google+ realize uma busca por seu nome e veja a distribuição de domínio nos primeiros 100 resultados. O gráfico abaixo mostra o desempenho das redes sociais quando buscamos o nome de Cyrus Shepard.

Incidência de links do Google+ nos resultados das buscas

Incidência de links do Google+ nos resultados das buscas.

Apesar de, muitas vezes utilizarmos as outras redes com mais frequência do que o Google+, a rede social do Google tende a cada vez mais dominar os resultados de buscas, por estar totalmente “aberta” para que os motores de busca do Google leiam tudo que tem lá.

Aproveitando dessa vantagem, aqui vão 10 dicas para aproveitar a plataforma do Google+ para fazer SEO.

#1. Faça links para você mesmo dentro do seu perfil.

O Google+ permite não apenas ligações para as suas redes, páginas e blogs, ou outros perfis fora do Google+, bem como permite que você crie links para a sua biografia ou outras páginas.

O valor de um link criado pelo Google+, via de regra, é igual a qualquer outro link – e isso é sensacional. Ele, como todos os outros links depende da autoridade da página e do domínio.

E aqui, estamos falando de um domínio do Google, fazendo um link para a sua página.

Se você pode incrementar a sua visibilidade para aumentar o engajamento das pessoas com você, coloque as suas informações diretamente em seu perfil, para que ele se torne mais valioso e interessante para os seus círculos.

#2. Postagem de links incorporada.

O Google+ permite também que os usuários insiram links follow diretamente em suas mensagens. Para isso, basta inserir o endereço de URL que o Google+ o formata para um link em sua publicação.

Ao incorporar os links dentro do seu perfil as suas chances de comentários e compartilhamento aumentam muito, e elas têm, dentro do Google+ muito mais destaque do que com simples +1.

Um ótimo exemplo é esta pequena mensagem no perfil de Alexia Tsotsis, e sua repercussão entre o seu círculo. Se o seu post viralizar ou for compartilhado, o peso desses links será automaticamente melhorado pela repercussão.

#3. Otimize as suas tags de título.

A primeira frase do seu post no Google+ se torna parte da tag title que tem um enorme peso no SEO e nos links correlacionados, além de influenciar diretamente na taxa de cliques da sua postagem.

Por isso, escolha as palavras-chave com muito cuidado e lembre-se que é a primeira frase do seu post que a maioria das pessoas vai ver.

A imagem abaixo é um ótimo exemplo disto.

Otimize as tags de título

Otimize as tags de título.

#4. Ilimitado poder de edição.

O Google+ é bem parecido com uma plataforma de blogs. Isso significa que você pode editar inteiramente qualquer de seus posts a qualquer momento, o que não acontece em outras redes – como o Twitter e o Facebook.

Isso acaba sendo de grande utilidade ao seu post no Google+, porque é possível fazer quantas atualizações ou mudanças quanto quiser, além de trocar o título e reanexar qualquer mídia junto ao post.

#5. Indexação rápida de conteúdo novo.

O compartilhamento de novos conteúdos no Google+ facilita a indexação desse conteúdo pelo Google.

“O Google+ é a nova caixa de envio de URL para o Google”. Rand Fishkin.

Compartilhe o seu conteúdo no Google+, assim como em todas as outras redes sociais para garantir uma indexão rápida pelo Google.

#6. Conecte-se com influenciadores.

O Google+ possui 17 disparadores de notificações diferentes que pode ajudá-lo a se conectar com os influenciadores.

Dependendo das configurações da sua conta, essas notificações podem ser feitas por e-mail, SMS ou um indicador na barra de notificação do Google.

As notificações disponíveis no Google+ são:

  • Menção em um post.
  • Post compartilhado.
  • Post compartilhado em um círculo que você está presente.
  • Comentário em um post que você criou.
  • Comentário em um post que você comentou.
  • Adicionar ao círculo.
  • Sugestão de novas pessoas para os círculos.
  • Marcação em fotos.
  • Marcação em suas fotos.
  • Sugestão de foto de perfil.
  • Comentário sobre uma foto que você comentou.
  • Comentário sobre uma foto em que você está marcado.
  • Comentário sobre uma foto marcada.
  • Iniciar conversa.
  • Envio de convite ou evento.
  • Lembrete de eventos.
  • Atividades em eventos.

#7. Otimize a sua imagem de autor.

É preciso realizar teste com as suas fotos de autor do Google+ para saber quais delas levam a mais taxa de cliques.

Implementar a tag author do Google+ em seu site e unir isso a uma bela foto, independentemente da sua classificação nos resultados do Google, com uma foto que tenha uma boa receptividade é possível ganhar muitos cliques, mesmo não estando no topo do Google.

#8. Test drive no G+ media dashboard.

Adam Singer criou um belo painel de mídia social  que você pode usar gratuitamente no seu Analytics. Em uma breve análise você pode entender todas as métricas essenciais de tráfego vindas das redes sociais, incluindo:

  • Google +1.
  • Receita por visita em redes sociais.
  • Estratísticas globais de tráfego pelas redes socias.
Meça sua influência com o Social Media Dashboard

Meça sua influência com o Social Media Dashboard.

Para instalar esse painel gratuitamente no seu Google Analytics é só clicar aqui.

#9. Verifique o seu CircleRank.

O CircleCount é uma ferramente que permite colocar a URL do seu perfil no Google+ para traçar o crescimento diário do seu perfil, a viralidade dos seus posts, a até mesmo ver o seu CircleRank, que é um comparativo dos seus círculos com todos os perfis do Google+.

#10. Seja um adotante tardio.

Mesmo com o seu crescimento explosivo, apenas 1 em cada 4 pessoas usam o Google+ uma vez ao mês. O restante das pessoas logam menos do que isso, embora este número seja crescente.

Nenhuma dessas dicas farão nenhum sentido se você não usar o Google+. Por isso, trabalhe no Google+ como uma ferramenta de SEO pelo menos 10 minutos ao dia.

Isso significa criar alguns pequenos hábitos que farão toda a diferença no resultado:

  • Pressione o botão +1 para espalhar conteúdo digno de comentários.
  • Adicione comentário sobre coisas valiosas.
  • Adicione botões em seu próprio conteúdo.
  • Envolva, comente, compartilhe, inicie um Hangout, crie um evento.
  • Coloque pessoas grandiosas em seus círculos.
  • Torne fácil paras as pessoas entrarem no seu círculo.

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Este artigo foi adaptado do original, 10 Dead Simple Tips to Take Advantage of Google+ for SEO.

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