Quase todos os empreendedores adoram falar sobre as suas empresas. Contam para amigos, parentes, clientes ou conhecidos como a ideia do negócio surgiu, por que vale a pena apostar neste mercado, quais são seus desafios e por aí vai.
1. “Meu produto é tão inovador que não tem concorrentes”
Ao invés de pensar que seu produto é realmente uma inovação, o investidor vai achar que você não observou bem o mercado.
2. “Só preciso de 1% de market share para ter sucesso”
Para os especialistas, uma empresa com tão pouca participação de mercado tende a ficar invisível e perder o sentido.
3. “Meu negócio não tem risco”
Não existem negócios sem risco, e ponto.
4. “Trabalho com projeções conservadoras”
Os empreendedores muito apaixonados pelo negócio tendem a ficar cegos.
5. “Eu fiz, eu produzo, eu consigo…”
Eu, eu, eu, eu. Um dos fatores mais valorizados nas empresas pequenas é a capacidade do dono em liderar uma equipe.
6. “Você está dizendo uma bobagem”
Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer é discutir com o interlocutor e não aceitar críticas e sugestões.
7. “O outro investidor me ofereceu mais”
Com esta frase, o empresário abre um leilão de investimentos.
8. “Minha ideia é genial”
Mais do que um projeto no papel, os interessados na sua empresa querem conhecer de perto a viabilidade da ideia.
9. “Ainda não defini minha área de atuação”
Com tanta imprecisão, os empreendedores que usam frases deste tipo não passam credibilidade ao público.
10. “Minha empresa vale tanto quanto o Facebook”
Virou moda nos últimos anos exagerar no valuation ou valor da empresa.
Leia tudo AQUI, na Exame.