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3 dicas para uma ação de vendas eficaz


A dica de hoje foi dada por Pedro Amancio no blog Vendedores de Verdade.

Panfleto, jornal, Out-door, TV, rádio, internet e etc., são algumas das mídias que utilizamos para divulgar nossas ações promocionais. Além das mídias, as empresas gastam com agência, produção, distribuição e precisam obter o retorno do dinheiro investido. O problema é que muitos empreendedores gastam uma grana na publicidade e não vem o retorno esperado acontecer. A seguir quero destacar 3 dicas que vão ajudar você a aumentar a eficácia das suas ações de vendas.

1 – Explique para a equipe que está tendo uma ação ESPECIAL de vendas: não tem coisa mais ridícula que um cliente entrar em uma loja falando de uma oferta e o vendedor não saber do que se tratá. Ex: A pessoa chega perguntando quais são os produtos que estão na promoção do “Queima estoque 72 horas”, o vendedor responde “Queima estoque 72 horas???…hum eu preciso ver, só um minutinho”. Como assim precisa ver? Afinal de contas, temos um “QUEIMA ESTOQUE” ou não? Se há uma queima de estoque, um saldão, uma semana quebra-tudo, ou seja lá o que for, a equipe toda da loja deve conhecer o que está acontecendo, eu disse, a equipe toda!

2 – Certifique-se que todos os vendedores conhecem os produtos anunciados na ação de vendas: Seus clientes estão entrando para o “Sábado TORRA TUDO”, como viram a campanha na TV rapidinho, não entenderam detalhe nenhum da oferta anunciada, só sabem que tem uma oferta, dai ele pergunta “escuta, qual a geladeira que passou na TV ontem a noite que está em oferta?”, e o vendedor responde “a geladeira?, perai, o João, qual a geladeira que passou na TV ontem?”. Se é uma oferta o cara já tem que saber decor, tem que ter na ponta da língua qual é o produto, o preço normal, o preço da oferta, condição de pagamento, condição especial, taxas, linhas de crédito e etc.

3 – Treine sua equipe sobre os detalhes de cada produto anunciado: tenho certeza que você já entrou em uma loja, encontrou um vendedor, perguntou por um produto, foi levado até ele, e na primeira pergunta que você fez sobre o funcionamento do equipamento, o dito “vendedor” já teve que tirar a dúvida com um colega, na segunda a mesma coisa, na terceira de novo e assim por diante, foi ai que você percebeu que estava sendo atendido por um pangaré. Vendedor tem que conhecer o produto que vende, e os produtos anunciados nas ofertas ele tem que conhecer nos detalhes. Vendedor não é feito de desconto, de enganação e chaveco! Vendedor é feito de conteúdo, de informação relevante e  conversa sincera, profissionais assim entendem a importância de entender de características, pois assim, poderão valorizar o produto que estão vendendo, mostrarão os benefícios que o cliente vai ganhar em comprar com ele e serão fundamentais para uma decisão de compra do cliente.

Para conseguir colocar em prática essas três dicas, faça uma reunião antes da loja abrir, nessa reunião fale da ação de vendas, da sua importância para a loja, do valor que foi investido, das suas expectativas de faturamento, e do quanto você conta com cada profissional para fazer com que o investimento na publicidade valia a pena.  Incentive os profissionais de vendas a estudar os produtos anunciados em detalhes, a conhecer as características, a estudar os benefícios. Desafie-os a decorar os preços e condições anunciados, a decorar a meta, a sonhar junto com o resultado que será alcançado.

Aplique essas três dicas em sua próxima ação de vendas e tenha certeza que ela será um sucesso!

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Para ficar ainda melhor em vendas, recomendo o post: 7 dicas para dominar negociações.

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Veja também:

  1. 10 dicas para se realizar boas vendas
  2. 5 dicas para ser mais persuasivo nas suas vendas
  3. Como identificar um bom vendedor?

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