X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

30 ANOS DE INDÚSTRIA FONOGRÁFICA EM UM SÓ GIF


Você aí com seu mp3 player no ouvido, tentando achar a nova música do David Bowie pra jogar no iTunes, talvez não faça ideia que há trinta anos nada disso seria possível e também nunca parou para pensar, como que cada uma dessas maneiras de ouvir musica ocupou a nossa vida nos últimos anos.

Esse gif te ajuda a visualizar claramente o que aconteceu com a indústria fonográfica desde 1980, que por exemplo, foi a época que vinil era principal forma de distribuição de música. Porém, a partir daí ele começa a decair e quinze anos perde o espaço para o CD.

Por incrível que pareça, o CD é o que o ocupa a maior parte do gráfico e por mais tempo, inclusive, em 2010 ele ainda continua maior que a internet. Isso talvez aconteça porque o gráfico levou em conta apenas músicas comercializadas e não as baixadas por programas de trocas de arquivos, oooouu, porque quem baixa música de graça na internet compra mais CDs (falamos disso aqui).

O que importa é que existem várias maneiras de ouvir música, e nenhuma é mais importante do que a outra. O mp3, por exemplo, é imediato, você tem mobilidade, quando você baixa um som, coloca em um player e vai pra qualquer lugar. O vinil é um apego com o material, a capa, o encarte e tudo mais, mesmo que o som seja diferente não quer dizer que a qualidade é superior ou inferior a um mp3.

Lembra do Mike Rugnetta, do PBS Idea Channel? Recentemente ele fez um vídeo que aborda essa questão e faz você parar pra pensar se não vivemos em um ciclo: vinil > mp3 > show > estúdio > vinil > mp3 > show… vale a pena a reflexão: o que nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

 

caafb musica

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot