X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

4 dicas para chefes que querem deixar amigos e negócios à parte


papo_amigo2Muita gente muito mais tempo convivendo com pessoas do trabalho do que com a própria família. Por isso, colegas se tornam amigos. Com certeza, é interessante para um empreendedor saber um pouco mais da vida das pessoas escolhidas por ele para integrar uma equipe. No entanto, muitos chefes podem se tornar mais descontraídos do que o aceitável e passar a impressão de que são, mais que tudo, amigos.

Tal atitude pode fazer com que alguns funcionários mais empolgados podem esquecer quem manda e passem a desrespeitar ordens. Afinal, um amigo não manda no outro, não é mesmo? Quem comanda uma equipe precisa balancear a relação com seus colaboradores, manter um distanciamento de assuntos pessoais. A colunista Gwen Moran, do site da revista Entrepreneur, listou quatro dicas para que um chefe seja alguém legal sem ser, necessariamente, um camarada:

1 – Fale como um profissional: O comportamento de um chefe no seu local de trabalho vai indicar aos funcionários como deve ser a relação entre eles. Por isso, é interessante encontrar um tom mais profissional. Assim, fica mais fácil fazer com que as solicitações sejam cumpridas. Isso não quer dizer que um chefe precise agir sempre como um oficial do exército, delegando ordens sem ao menos olhar na cara de seus soldados. Chefes inesquecíveis são aqueles que mantêm o controle de seus negócios sem deixar de ser boas pessoas.

2 – Não fale tanto de assuntos pessoais: Depois de horas no mesmo ambiente, é difícil não compartilhar com os colegas de grupo alguns assuntos pessoais – a compra de um cachorrinho, um jogo de futebol, o crescimento dos filhos etc. A coisa complica quando os assuntos pessoais discutidos deixam de ser triviais. Por exemplo, um problema pessoal pode afetar a vida profissional de um colaborador. Mas se o chefe souber muitos detalhes, pode ser que o funcionário pense que seus problemas podem ser uma desculpa para o baixo rendimento no trabalho. Uma dica de Gwen Moran em uma situação do tipo é que o empregador ajude seu empregado propondo soluções que a empresa pode oferecer: um problema de saúde pode ser resolvido com o plano de saúde da companhia, por exemplo. Assim, o chefe contribui, mas não se envolve na vida pessoal de seus comandados.

3 – “Talvez seja melhor você não falar disso aqui no trabalho”: Às vezes, a frase ao lado tem que ser dita. Há pessoas que adoram falar da própria vida e, por mais que você se distancie, elas continuarão contando tudo o que aconteceu em casa. Com uma atitude mais enérgica, o empreendedor mostra comando e rapidamente traz a conversa para onde interessa.

4 – Faça mais amigos: Muitas partes deste texto podem parecer um pouco duras. É importante deixar claro que não faz mal cantar parabéns no dia do aniversário de alguém! O problema é quando colegas de trabalho e seus chefes vão para a balada e, no trabalho, têm que guardar para si as fofocas da noite anterior. Se você é daquele tipo de empreendedor que só fica no escritório e não tem tempo de sair para se divertir, talvez seja bom fazer amigos que não trabalhem com você. Assim, fica mais fácil manter a vida pessoal e a profissional separadas e evitar que conflitos aconteçam no trabalho.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot