X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

4 dicas para meros mortais enfrentarem grandes desafios


Caro(a) leitor(a),

Hoje vou te revelar mais um segredo, do fundo do meu coração. Por mais que seja difícil revelar algo tão pessoal em um blog com tantas visitas, acredito que é algo bem relevante para passar a mensagem desse artigo. Meu segredo é: sou extremamente preguiçoso.

O problema é que além de ser preguiçoso, sou muito ambicioso, o que me leva a pegar desafios cada vez maiores. Para lidar com esse dilema, descobri que a melhor coisa a fazer é aumentar minha eficiência e conseguir o máximo de resultado com o mínimo de esforço.

Se você também é preguiçoso(a) e está prestes a encarar um grande desafio, confira as lições que aprendi sobre como usar a eficiência a meu favor e enfrentar desafios cada vez maiores.

Grande desafio

“Turu ru ru ruuuuu… tu tu tuuuuuu…” (Música faroeste rolando antes do grande duelo)

1. Não tenha medo de começar pequeno
Já ouviu falar que Roma não foi construída em um dia? Pois é, provavelmente não foi mesmo.

Ao invés de um cara olhar e falar “Mamma mia!!! Vamos construire uno império!!!”, provavelmente ele simplesmente construiu uma pequena vila. Só depois disso que ele conquistou um povo aqui, outro lá e com o tempo conseguiu acumular um território gigantesco.

Se você é ambicioso, mas só tem condições de começar pequeno, não tem problema algum. O importante é começar.

2. Pequenos esforços em grande quantidade valem muito mais do que poucos grandes esforços
Se você está em uma jornada que vai dar resultados no longo prazo (característica da maioria dos grandes desafios), a melhor coisa a fazer é dar um jeito de quebrá-lo em uma série de pequenos desafios e enfrentá-los um por vez.

Por exemplo, sabendo que você precisa tomar 2 L de água por dia, você pode fazer isso de uma vez e ficar sem beber água pelo resto do dia ou você vai tomando diversos copos com certo intervalo de tempo. Qual tática faz mais sentido?

Pensando nisso, saiba que mesmo que você só tenha condições de avançar um pouquinho, esse pouquinho vale a pena, desde que seja algo constante. Keep walking!

3. Comemore seus sucessos
Na maioria das vezes, as pessoas desistem de um desafio por não enxergarem que o esforço está valendo a pena. Para driblar esse problema, te recomendo reavaliar o critério de sucesso.

Por exemplo, recentemente decidi começar a correr para perder um pouco da pança acumulada na faculdade. Sabendo que os resultados diretos não são tão rápidos, me propus a simplesmente ganhar o hábito de começar a correr. Meu critério de sucesso deixou de ser kilos perdidos e passou a ser número de treinos por semana.

Depois de 70 dias, meu físico não mudou quase nada, porém consegui ganhar disciplina para completar 40 treinos e isso me deixa extremamente motivado. Continuando com esse hábito, não tenho dúvidas de que os resultados vão aparecer.

A parte boa dos hábitos é que ao começar pequeno e fazer constantemente um pequeno esforço, essa sensação de progresso te motivará a aumentar seu esforço e consequentemente, seu resultado. Ou seja, progresso gera progresso.

4. Tenha companheiros na jornada
Um grande desafio é grande demais para ser enfrentado sozinho. Seja através de sócios, mentores ou parceiros, ter pessoas para te apoiar é fundamental.

Se você conhece alguém que já enfrentou com sucesso esse desafio, faça questão de aprender o máximo possível com a experiência dessa pessoa.

Conclusão: Saia do lugar!
Como já diz o nome de um grande blog brasileiro, Saia do Lugar! Não adianta muita coisa ganhar motivação para enfrentar grandes desafios se isso não se transforma em ação.

Uma dica bem bacana se você está buscando conhecimento sobre desenvolvimento de produtos inovadores (um baita dum desafio), é o curso Mockup, dado por mim e meu sócio Luiz.

No Mockup a gente passa desde a parte de geração de novas ideias até o planejamento das campanhas comerciais, sempre indicando cases, metodologias e ferramentas que usamos pro Empreendemia. Apesar de servir pra produtos inovadores em geral, é bem focado em produtos que envolvam desenvolvimento de software.

O investimento é de R$230, mas leitores do Saia do Lugar tem 10% de desconto na compra por boleto. É só conversar com a Fernanda Blatt, que cuida das inscrições, e comentar que veio pela minha indicação.

Se você está desenvolvendo novos produtos e quer pegar dicas bem práticas pra te ajudar no processo, veja mais informações aqui.

Abraços,
Millor Machado (enfrentando o desafio de fazer um artigo sobre enfrentar grandes desafios)

————————————————————

Veja também:

  1. Os 5 maiores desafios dos novos líderes
  2. 11 dicas para quem decidiu recomeçar
  3. Como nascem as grandes empresas

cc hJWlRADaYk

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo