X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

5 dicas para lidar com a baixa do capital de giro


Vamos supor que, apesar de você ter lido o artigo sobre como otimizar o seu capital de giro e ter aplicado o máximo dos seus esforços, ainda existem problemas imprevisíveis e, por isso, acendeu um sinal vermelho gigante e um alarme começou a gritar: “Bééééé! O seu capital de giro acabará nos próximos 10 dias. Bééééé!

Além de possível, essa situação é provável para a grande maioria das empresas, principalmente para aquelas que estão no começo e ainda não têm um fluxo de vendas formado, ou para aquelas que sofrem influência direta de sazonalidades.

Alguns motivos comuns para o capital de giro da sua empresa acabar (ou estar reduzido a um nível abaixo do operável) são:

  • Falta de planejamento financeiro ou má gestão do fluxo de caixa;
  • Previsão errada de crescimento, o que puxou muitas contratações ou compra de matéria-prima ou estoque à toa;
  • Clientes atrasando pagamentos;
  • Um processo trabalhista inesperado;
  • Sazonalidades relacionadas a safras (agronegócio) ou anomalias/desastres naturais;
  • Sazonalidades ligadas ao varejo (Natal, Dia das Crianças, das Mães, dos Pais, Dia dos Namorados etc.) e, principalmente, falta de planejamento para essas épocas.

De qualquer forma, agora você precisa enfrentar a situação de frente e, pra te ajudar, seguem 5 dicas:

1- Antecipar o recebimento de vendas já feitas

Existem duas situações:

A) Seu cliente adquiriu o produto, mas está agendado para pagar mais para frente. Dependendo da sua relação com ele, pode valer a pena uma conversa para antecipar o pagamento;

B) Quem aceita pagamentos em cartão sabe que, nas vendas no crédito à vista, o dinheiro cai na conta em 30 dias. Já nas vendas no crédito parcelado, o repasse é feito de acordo com cada parcela, de 30 em 30 dias. Nesse caso, um bom caminho é antecipar essas vendas com a credenciadora. No caso da Cielo, se a antecipação de vendas for feita até asàs 14h, você recebe o dinheiro na sua conta ainda no mesmo dia – e não há cobrança de IOF.

Por meio da própria máquina da Cielo, você consegue se cadastrar e, a partir daí (também pela máquina), programar antecipações por frequência (diária, semanal ou mensal) ou mesmo fazer uma antecipação avulsa. É realmente bem simples de mexer. Além disso, você também pode contratar o serviço pelo site ou pela Central de Antecipação de Vendas da companhia

Trazendo para o lado prático, essa é uma ótima opção, já que você paga a taxa negociada e consegue ter disponível o dinheiro das vendas realizadas – ou seja, sem o famoso “rabo preso”.

E ainda há outra vantagem: com o valor de suas vendas antecipadas, você pode negociar com seus fornecedores mais descontos nos pagamentos à vista.

Se você precisa de mais capital de giro para o Natal (que já está aí) ou quer mais informações sobre como funciona e como fazer a antecipação de vendas com a Cielo, é só clicar aqui.

2- Conversar com clientes devedores

Esse é o dinheiro já ‘garantido’, pois se havia uma data determinada para o pagamento e ele não foi realizado, é preciso remarcá-la (e atualizar seu controle de fluxo de caixa) – isso se o motivo da falta de pagamento for simplesmente uma falha operacional.

O problema já ganha outra magnitude se a causa for falta de dinheiro do cliente ou, pior, desistência da compra do seu produto/serviço – fazendo com que a venda antes dada como “fechada” vá para o espaço.

E, se você já tiver entregado seu produto/serviço, ainda tem a possibilidade de calote, que atrapalha o seu fluxo de caixa e te deixa no prejuízo no curto prazo (até renegociar ou entrar com um processo).

3- Renegociar pagamentos

Indo para o outro lado da negociação, ao prever que o seu capital de giro acabará, você consegue se planejar para ver quais pagamentos podem ter suas datas e/ou valores renegociados.

A sugestão aqui é procurar primeiro os fornecedores mais próximos e/ou com situações financeiras mais confortáveis.

Uma outra opção é modificar a data de pagamento de salários, porém essa situação pode gerar problemas com processos trabalhistas. Ou seja, comece pela modificação dos pró-labores dos sócios antes de pensar em mudar o que está relacionado aos funcionários.

4- Força de vendas para produtos/serviços com venda mais curta

Digamos que sua empresa oferece um nº X de serviços, sendo que alguns deles possuem um período de venda mais curto. Este é o novo foco de vendas da sua empresa, principalmente se esse período curto também valer para o pagamento.

5- Empréstimo

Apesar de não ser o caminho ideal, muitas vezes pode ser uma opção caso você consiga taxas de juros compatíveis e, principalmente, se você tiver uma previsão de faturamento garantido para bancar esse empréstimo.

Provavelmente o empréstimo mais barato será com os próprios sócios. Se isso não for possível ou suficiente, vale analisar possibilidades com bancos, financeiras ou até amigos/família.

Abraços,
Luiz Piovesana (trabalhando forte para evitar o alarme do capital de giro baixo)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Cielo. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

dc SaiaDoLugar i bgSTcnWSs IeynxlvCY DDqBpKExk

dc bgSTcnWSs

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot