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5 dicas para se conectar emocionalmente com seus leitores


Entenda como fazer com que seus leitores criem uma conexão emocional com a sua marca para se engajarem no conteúdo que você produz

Muitas empresas e blogueiros produzem conteúdo cheio de grandes ideias potencialmente emocionantes e grandes conselhos.

Mas, muitas vezes, eles não sabem como se conectar emocionalmente com seus leitores, prender sua atenção e manter os seus leitores vidrados em seus artigos.

A ideia aqui é lhe dar 5 táticas simples que a sua empresa pode usar para transformar instantaneamente qualquer post e pedaço de conteúdo em um grande trabalho artístico.

Vamos abordar aqui, 3 temas principais:

  • Como fazer com que suas mensagens se destaquem.
  • Como manter os leitores absortos em tudo o que você faz.
  • Como fazer os seus leitores se sentirem conectados com você.

#1. Você precisa ser interessante

Se pararmos pra olhar em volta e pensar no que nos prende atenção hoje em dia, vamos concluir que são 3 coisas: música, TV e livros.

E o que esses 3 têm em comum?

Eles estimulam as nossas emoções.

Se você procurar a definição de interessante você vai encontrar algo como “despertando um sentimento de interesse”.

Isso não significa que você deve escrever logicamente conteúdo informativo, ou que precisa de informações para ajudar as pessoas, mas sim que você precisa manter a atenção das pessoas as estimulando.

Tudo que mais queremos em nossas vidas é experimentar algum tipo de emoção positiva e, tudo que menos queremos é experimentar emoções negativas.

Mas o que causa a emoção em primeiro lugar… é como você escreve. É preciso escrever de uma maneira que recebe as emoções de seus leitores, fazendo que eles se liguem à sua escrita para que eles sigam você em seu blog ou website.

É isso que você precisa fazer…

Quando você escreve sobre um tema interessante, as pessoas lhe dão o seu tempo.

Quando você escreve sobre um tema interessante, as pessoas lhe dão o seu tempo.

#2. Pinte quadros em suas mentes

Como seres humanos, nós pensamos em imagens.

Por exemplo, se dissermos, casa, árvore, bola, caminhão, tornado, você provavelmente criou uma imagem em sua mente sobre esses objetos, com suas memórias relacionadas.

Já se usarmos, por exemplo, palavras como “abstrato”, “desenvolvimento” ou “comunicação”, como você se sente com isso? Provavelmente isso não desperta nenhum interesse do leitor.

Por que?

Porque as pessoas associam emoções com experiências, e conectam as emoções com as coisas físicas, que pode se conectar e se relacionar com as coisas materiais, tangíveis, de uma maneira que não podemos fazer com conceitos vagos.

Quando você criar uma conexão com alguém, você precisa fazê-los se sentir conectado com você. Nós nos conectamos uns aos outros através das emoções.

#3. Conte uma história

Se voltarmos à TV, filmes ou livros, vamos perceber que por trás sempre há uma história.

Há sempre alguma tensão, algum drama, algum tipo de surpresa que você não esperava. Há uma sensação que começa devagar e então constantemente vai sendo construída até o clímax e finalmente para o desfecho.

E aí as coisas se acalmam novamente…

Por exemplo, se dissermos “deserto” você cria imediatamente uma imagem de algo, experiência, emoções e sua imaginação começa a visualizar tudo o que estamos dizendo, mas que só pode prender a sua atenção por um momento.

Se começarmos a contar uma história sobre 2 homens, há 500 anos, que estavam vagando pelo deserto por 60 dias, apenas com uma garrafa d’água e, finalmente encontraram seu caminho de volta à civilização, construímos uma história progressiva, algo com o qual as pessoas podem se conectar e criar uma experiência mental.

Contar a seus leitores histórias vão conectá-los a você e ajudar a criar um vínculo emocional entre vocês.

#4. Envolva-os na história

O que prende a atenção de seus leitores é a recompensa deles por estarem envolvidos no que você produz.

E quando você cria uma imagem em sua mente, o que você está fazendo é muito mais importante do que apenas dar um conselho.

O que você está fazendo é envolve-los na sua escrita e na sua história. E qual a diferença?

A diferença é que quando você usa recursos visuais e as experiências de seus leitores você pode se relacionar emocionalmente: sua imaginação e cada parte do seu cérebro, pensamentos e sentimentos está totalmente voltada em experimentar o que você está falando.

Com a sua imaginação e emoções envolvidas, eles começam a se sentir como eles são parte da conversa que você está tendo com eles porque eles estão mentalmente envolvidos nela e estão participando ativamente do que estão lendo.

Seja interessante, utilizando-se da imaginação para despertar emoções que mantenham a atenção e o envolvimento das pessoas para o que você está dizendo, porque ao ver as imagens que você está construindo, as pessoas enxergam as imagens como sendo as imagens delas.

E, as pessoas se conectam com você porque estão compartilhando as histórias com você.

Envolva as pessoas em sua história.

Envolva as pessoas em sua história.

#5. Construa um relacionamento

A razão pela qual as técnicas são tão poderosas é que elas vão bem além de apenas dar a alguém um pedaço de informação básica, ou falar algo que as pessoas pode ser útil.

Estas técnicas constroem e forjam uma ligação pessoal que se baseia na forma como as pessoas têm vindo a construir relações e se conectarem com as outras há dezenas de milhares de anos.

Conecte as pessoas a sua história

As pessoas não querem apenas o seu conteúdo ou informação. Como seres humanos eles querem conhecer alguém e ter alguém atrás da informação para que possam se conectar seus sonhos, experiências e paixões.

Então, seja interessante, pinte quadros em suas mentes, compartilhe suas histórias e experiências, envolva-os nessas histórias e experiências e com isso construa um relacionamento.

Faça tudo isso e você terá um público cativo.

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Este artigo foi adaptado do original, “Five Tips to Emotionally Connect Readers to Your Writing”, do MarketingProfs.

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