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5 exemplos de concursos para a fan page da sua empresa


As redes sociais mudaram a forma com que as marcas se relacionam com seu público. O planejamento de marketing das empresas passou a dar importância a uma área específica do marketing conhecida como social media marketing. Este termo refere-se as estratégias de marketing voltadas as plataformas de rede social, como Facebook, Twitter e Linkedin principalmente.

Porém ainda não está claro para a maioria dos profissionais de marketing e empreendedores como impulsionar o perfil das empresas nas redes sociais. Neste post iremos dar alguns exemplos de como realizar concursos no Facebook.

O primeiro passo é conhecer melhor o seu público e analisar o perfil dele. Para isso você precisa criar oportunidades de interação e uma das formas mais eficazes é realização de concursos. Existem diversos tipos de concursos e cada um pode ser direcionados para determinado tipo de público, ou seja, o alcance é muito mais eficaz. Existem diversas ferramentas de social media marketing que tornam esta tarefa muito mais fácil. Elas permitem as empresas implementarem concursos sem precisar ter conhecimento técnico ou experiência com redes sociais.

Para que a campanha seja eficaz, ou seja, aumente o número de fãs no Facebook e resulte em maior visibilidade de marca, é preciso definir qual concurso se adequa ao perfil do seu público alvo. Alguns exemplos de concurso podem lhe ajudar nesta escolha.

Concurso de fotos: neste tipo de concurso você define um tema e as pessoas concorrem enviando fotos relacionadas a este tema, que pode ser algo associado a um dos seus produtos ou serviços. Neste caso, sugerimos que a empresa escolha a melhor foto e anuncie o vencedor não somente pela qualidade, mas principalmente considere a forma de como ela está relacionada ao tema do concurso.

Concurso de votos: este tipo de concurso geralmente traz ótimos resultados, já que os fãs só precisam votar nas imagens que você escolher. Recomendamos você colocar fotos de produtos ou de algo relacionado ao seu segmento de negócios. Desta forma, você faz com que seu público opine a respeito de um determinado assunto, o que pode lhe ajudar a desenvolver novos produtos ou até mesmo entender melhor o que seus clientes desejam.

Concurso de frases: nos concursos de frases é possível estimular seu público a elaborar frases relacionadas à sua marca. Esta é uma ótima oportunidade para obter ideias para nomes de novos produtos ou definir um slogan. Você pode fazer com que os fãs da sua página votem em uma frase. Assim você promove uma interatividade com eles envolvendo seu tema, o que trará ótimo retorno, principalmente de visibilidade de marca.

Concurso de vídeos: os concursos de vídeos permitem que seus fãs criem vídeos relacionados aos seus produtos ou serviços, mais ou menos como sugerimos para o concurso de fotos. A diferença é a taxa de participação deste tipo de concurso que é mais baixa do que no de fotos, já que nem todos sabem como produzir vídeos. Por outro lado, a chance que seu concurso se torne viral é grande, pois os vídeos muitas das vezes são bem divertidos e criativos. As pessoas adoram interagir com conteúdo deste tipo e pedir que seus amigos curtam ou compartilhem o mesmo.

Concurso de legendas: neste tipo de concurso é possível estimular o lado criativo dos seus fãs de uma forma fácil. Eles só precisam inserir a legenda das fotos que você escolher. Como sempre, procure utilizar conteúdo que seja relevante ao seu público e que tenha relação direta com o que sua empresa vende. Assim você conseguirá fazer com que seu público compartilhe seu conteúdo, que fará com que você aumente o número de seguidores e, consequentemente, tenha retorno comercial.

As sugestões de concursos são apenas exemplos que podem lhe ajudar a criar sua própria campanha. Não basta desenvolver uma estratégia baseada nas demandas da sua empresa, você precisa também contar com uma ferramenta de social media marketing que te auxilie como criar campanhas nas redes sociais. Além de permitir com que você implemente a campanha de forma rápida e fácil, essas ferramentas possibilitam que você acompanhe o andamento e analise o retorno e engajamento que ela está tendo junto ao público.

Com isso, você poderá fazer alguns ajustes para que ela tenha resultados ainda melhores. Além disso, com o pacotes de ferramentas da Wishpond, por exemplo, você consegue obter o perfil dos participantes no final da campanha, podendo exportar este mailing de contatos para seu banco de dados.

É por estes e outros motivos que cada vez mais as empresas realizam concursos nas redes sociais. Não importa o tamanho da empresa ou a área de atuação, sempre existe uma forma de obter resultados comerciais através de boas práticas de social media marketing.

Fernanda Faria, diretora de marketing da Wishpond.

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