X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

5 indicadores do ROI em Mídias Sociais


ROI (retorno sobre investimento) em mídia social é algo que muitas vezes não se pode comprovar claramente. No entanto, existem alguns indicadores que nos fazem ver qual é a nossa presença em redes sociais, se estamos no caminho certo e que importância devemos dar a cada uma das áreas em que trabalhamos.

efc Measuring Social Media ROI

Medir ROI em mídia social não é fácil, especialmente se considerarmos que muitas vezes é voltada para aspectos intangíveis, como imagem de marca. Estudos mostram o benefício que os mecanismos de busca fazem com o retorno do investimento, sendo as redes sociais prejudicial a este fator.

Em qualquer caso, conhecer o ROI que produzem os recursos destinados as mídias sociais é algo que as empresas precisam saber. Uma maneira de entrar em sintonia com este campo é avaliar a nossa presença online. Embora seja difícil obter exatidão nessa área, a especialista em marketing, Heidi Thompson escreveu um post para Media Today Social, com  cinco indicadores apontando para este fator:

1 – Os sites de referência: Saber de onde o tráfego de um site é importante para poder recursos de outro site. Se mais da metade do tráfego vem do Facebook, enquanto apenas 15% vêm do Twitter, o foco deve ser na primeira rede social. Ela virá mais cliques e, portanto, contribui mais para promover o nosso website.

2 – Comentários: Prestar atenção aos comentários que os usuários fazem em determinadas publicações é essencial. Com base neste conhecimento, temos ideia de quais itens os usuários tem mais interesse.

3 – Influência: Uma das aspirações mais comum entre as empresas com forte presença nas redes sociais é medir a sua influência sobre eles. Thompson propõe o uso do Klout para medir a força que um usuário de mídia social pode desencadear sobre os outros. Klout usa dados do Twitter, Facebook, LinkedIn, Google + e Foursquare para realizar essas medições. 

4 – Análise dos sentimentos: Este item é avaliar e quantificar em estatísticas a opinião de usuários em uma determinada marca, empresa ou entidade. Existem ferramentas que monitoram os comentários ou determinadas palavras. De lá, você pode automaticamente saber se o que eles dizem é positivo ou negativo.

5 – Menções: Controle em que sites uma marca é mencionada, isto é importante, pois pode prevenir crises online. Ouvir o buzz em torno de uma determinada marca não só é importante do ponto de vista da gestão de reputação, mas também porque ela serve como uma maneira de compreender e aperfeiçoar as formas de se trabalhar com uma marca. Como afirmam Dambrós e Reis “já não se trata de fazer os consumidores comprarem a marca, mas de incentivar que eles se organizem ao seu redor”.

Redes como Blogs, Fóruns, Twitter, Facebook, Orkut, FlickR, Youtube e várias outros ambientes sociais são um poço de informações sobre o que os usuários da web estão interessados e quais são as suas opiniões sobre um assunto qualquer. Apesar dos desafios, a realidade cada vez mais, mostra que as empresas que já aceitaram o monitoramento como uma realidade estão conseguindo minimizar danos ao mesmo tempo em que auxilia empresas nas diversas tomadas de decisão do cotidiano.

Artigo mais detalhado: 5 Social Media Metrics You Should Be Measuring

Marketing Digital 2.0

efc zwYRFHUGtg

Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0

Leia em Blog Marketing Digital 2.0

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot