X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

5 Razões porque o mundo dos negócios vai sentir falta do Steve Jobs


Infelizmente Steve Jobs acaba de anunciar a sua renúncia ao cargo de CEO da Apple. O mais fodástico CEO de todos os tempos acaba de jogar a toalha por motivos de saúde. 

Confira a mensagem original em inglês que Steve Jobs soltou ontem:

I have always said if there ever came a day when I could no longer meet my duties and expectations as Apple’s CEO, I would be the first to let you know. Unfortunately, that day has come.

I hereby resign as CEO of Apple. I would like to serve, if the Board sees fit, as Chairman of the Board, director and Apple employee.

As far as my successor goes, I strongly recommend that we execute our succession plan and name Tim Cook as CEO of Apple.

I believe Apple’s brightest and most innovative days are ahead of it. And I look forward to watching and contributing to its success in a new role.

I have made some of the best friends of my life at Apple, and I thank you all for the many years of being able to work alongside you.

Steve

Steve Jobs é o cara. A frente da Apple, ele revolucionou a indústria de microinformática, música, entretenimento, telefonia, computadores portáteis e aplicativos mobile. 

A frente da Pixar, ele revolucionou a indústria do cinema. Steve Jobs comprou a Pixar quando ela era apenas um pequeno estúdio de criação gráfica, e transformou os caras no melhor estúdio de animação gráfica da história do cinema. Alguns anos depois a Disney comprou a Pixar, e o Steve Jobs se transformou no maior acionista individual da Disney Corporation. 

Steve Jobs é DONO da Disney! Ele tem mais ações da Disney que os herdeiros do Walt Disney

Mas voltando a Apple, nenhuma outra empresa transformou tantas indústrias diferentes em tão pouco tempo como a Apple fez. 

Em 1997, quando Steve Jobs retornou a Apple, a empresa estava falida. Quebrada. Em apenas 10 anos, ele transformou a Apple em uma empresa de 100 bilhões de dólares de faturamento anual, e colocou 70 bilhões de lucro no caixa da empresa. Hoje a Apple tem mais dinheiro em caixa do que o próprio governo dos EUA. 

Steve Jobs é o cara! Aqui vão algumas lições que eu acredito temos a aprender com ele. 

1. Não me leve a mal, mas o negócio é pessoal mesmo! Você já deve ter escutado a frase “Não é nada pessoal, é apenas negócios”, certo? 

O fato é que o cara que te disse isso estava mentindo. Tudo é pessoal! Tudo! Se alguém te trocou por outro forncedor, é porque o cara não foi com a sua cara. Você não serve, deve ser um puta cara chato. Não tem nada a ver com preço! 

NEGÓCIOS É PESSOAL! 

Steve Jobs é a Apple, a Apple é o Steve Jobs. E é isso mesmo! As empresas bem sucedidas são aquelas que tem pessoas de verdade por trás, e não gente de plástico que se esconde atrás dos pilares da empresa. 

Ao longo de toda a sua carreira, Steve Jobs sempre foi o porta voz da Apple na hora dos lançamentos de produtos. Steve Jobs lançou o Apple I, II, Macintosh, Newton, iMac (o computador colorido), o Cube, o iPod, iPad, MacBook Air, iTunes, Apple TV, AppStore entre outros. Todos produtos “viajantes” e inovadores que tinham uma grande chance de serem mal sucedidos como acontece com a grande maioria dos produtos inovadores que são lançados no mercado todos os dias. 

Steve Jobs nunca teve medo de quebrar a cara e associar a sua imagem ao fracasso como muito executivo frouxo que tem por ai que usa do recurso de press releases e propaganda para o lançamento de produtos no mercado. 

Quando anunciou o iPod, os críticos e o próprio board da Apple falaram que NINGUÉM NUNCA pagaria 500 dólares por um tocador de música portátil.

Quando anunciou o iPhone, os críticos e o próprio board de novo, falaram que NINGUÉM NUNCA pagaria 400 dólares por um smartphone da Apple. 

Ainda bem que o Steve Jobs tem culhão e não deu ouvidos para a turma da roda presa. 
O mundo dos negócios precisa de gente que dá a cara para bater, assume riscos, responsabilidades, assina cartas para clientes, coloca a própria imagem no web site da empresa, e atende o telefone quando o cliente liga. 

2. Todas as pessoas são substituíveis, mas a SUA MANEIRA PESSOAL DE TRABALHAR não é. 

Ok, todos são substituíveis, Ninguém precisa de ninguém, e existe estepe para todo mundo. 

MAS eu acredito que se você fizer o seu trabalho DO SEU JEITO E DA SUA MANEIRA, o mundo pode até encontrar outro cara para te substituir, mas NUNCA conseguirá replicar o seu jeito de fazer as coisas. 

A Apple realmente NUNCA será a mesma sem o Steve Jobs. 

O Steve Jobs é ÚNICO. 

Daqui prá frente ninguém fará as coisas como ele fazia. 

Mas eu acredito que as pessoas podem escolher se inspirar no cara para tomar as suas decisões. 

Steve Jobs não ficou na Apple por 5 dias. Tirando a meia dúzia de anos em que ele ficou afastado da Apple porque foi despedido  pelo pangaré-burrocrata que ele mesmo colocou por lá, o cara esteve a frente da Apple desde o início. Todos os dias, Todas as horas, todos os minutos. 

“Digas com quem andas que direi quem és” 

A Apple andou com o Steve Jobs; portanto, não duvivem que a Apple continuará ser a mais fodástica das empresas de tecnologia por muitas décadas a seguir. 

Eu não temo pelo futuro da Apple. Eu acredito que eles sabem o que tem que fazer pelos próximos 20 anos e vão fazer. 

Sorte daqueles que tiveram a oportunidade de fazer meia dúzia de reuniões com o Steve Jobs. Essas reuniões valem mais do que um MBA em Harvard. 

Eu sinto mesmo é pelo Steve Jobs. 

A pior coisa que pode acontecer com uma pessoa que adora trabalhar é ser obrigada a se afastar do trabalho por motivos de saúde. 

O cara adora trabalhar, adora a empresa que fundou, adora inventar coisas, adora deixar a sua marca no universo. 

Largar isso tudo deve ser uma sensação horrível. 

Steve Jobs tem incríveis 313 patentes em seu nome!!! 

Incrível, não???

313 patentes!!!

Muito provavelmente boa parte dessas patentes tenham custado o fígado e a saúde do Steve Jobs, mas, ele gravou para sempre a sua maneira de fazer as coisas na história do mundo dos negócios.

Coloque A SUA MANEIRA DE FAZER AS COISAS nas coisas que você faz!!! NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!!!

(continua… volte mais tarde!)

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo