X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

7 coisas que a compra do Whatsapp e do Viber tem a ensinar a você sobre empreendedorismo.


c adbadeaadac wi

Da noite para o dia dois “simples” aplicativos para smartphones se transformaram na principal notícia do dia no mundo da internet.

No dia 14 de Fevereiro, a Rakuten anunciou a compra do Viber por US$ 900 milhões de dólares; no dia 19 de Fevereiro, o Facebook anunciou a compra do Whatsapp for US$ 19 bilhões de dólares!

Nessa hora muito gente está se perguntando: como os caras do Whatsapp e Viber conseguiram bombar em todo o mundo? O que eles fizeram para valer tanto?

Quer realmente saber?

Então presta atenção:

1. O mundo pertence ao celular. A era do computador já era; as pessoas continuarão a usar os seus computadores no trabalho mas a grande maioria das pessoas em todo o planeta vão acessar a internet via smartphones e tablets. Pense mobile, leve isso muito a sério! O Whatspp e o Viber nasceram como apps mobile, e somente depois ampliaram suas funcionalidades para desktop etc. DICA MATADORA: Se você estiver pensando em abrir uma pizzaria na sua cidade, ao invés de pensar analogicamente em abrir um restaurante-pizzaria na rua, considere a possibilidade de começar o seu negócio de pizza como um aplicativo para celular com apenas uma única funcionalidade: pedir a pizza. Mobile está bombando! As vendas de smartphones no Brasil continua a crescer alucinadamente. Mais de 50% dos celulares vendidos no Brasil já são smartphones. Em 2013 vendeu-se 147% mais smartphones no Brasil do que em 2012. Em 2014, o mobile vai fazer história nesse país. Em 2020, mobile vai liderar a maneira que compramos, trabalhamos, nos divertimos, e nos conectamos com outras pessoas.

2. Pessoas gostam de pessoas. O maior medo da maioria das pessoas é ficar sozinho. O ser humano é um ser social, e gosta de estar conectado com outras pessoas. Ajude as pessoas a se conectarem umas com as outras e você vai bombar. Seja lá qual for o seu negócio, você precisa se preocupar em criar uma comunidade onde os seus clientes possam se conhecer e fazer negócios entre elas. DICA MATADORA: estabeleça eventos onde os seus clientes possam se conhecer, crie grupos de discussão na internet onde os seus clientes possam trocar idéias, crie um aplicativo mobile que permita as pessoas da sua indústria compartilharem idéias umas com as outras. O Whatsapp e o Viber são essencialmente sociais, e isso os transforma em poderosas ferramentas de comunicação.

3. Quem muda o mundo são as pequenas empresas! Cinco anos atrás as pessoas estavam reféns dos preços abusivos que as operadoras de telefonia celular cobravam pelos serviços de Torpedo via SMS ou ligações interurbanas. Nesse exato momento apareceu o Whatsapp e o Viber para resolver esses problemas. O Whatsapp apareceu como alternativa para o SMS, e o Viber apareceu como alternativa para ligações interurbanas. Hoje, mais de 450 milhões de pessoas usam o Whatsapp todas as semanas para troca de mensagens instantâneas, e 300 milhões de pessoas usam o Viber para fazer ligações interurbanas sem pagar nada para as operadoras de telefonia celular. DICA MATADORA: Quando o Whatsapp surgiu, existiam várias alternativas para o SMS; quando o Viber surgiu, também já existiam várias alternativas para falar no telefone. Ainda assim, ambos os fundadores das duas empresas ignoraram o status quo das coisas e criaram um serviço matador que realmente substitui os serviços tradicionais das operadoras e muda o mundo.

4. O Marketing Tradicional já era! O Whatsapp e o Viber nunca gastaram um tostão sequer com propaganda. Todo o sucesso de marketing dos caras deve-se ao boca-a-boca que os próprios clientes fizeram sobre os produtos. Hoje em dia todas as pessoas estão conectadas. Se o seu produto for legal, as pessoas vão contar paras as outras naturalmente; se o o seu produto for uma droga, ninguém conta para ninguém. DICA MATADORA: As pessoas não engolem mais propaganda. Não adianta torrar dinheiro com publicidade. Invista 95% das suas fichas de comunicação em design de produto, usabilidade, experiência do cliente e storytelling.

5. Um mundo com mais de 2.5 bilhões de pessoas conectadas. Assim que a compra do Whatsapp e Viber foram anunciadas, várias piadas sobre o que poderia ser comprado com o dinheiro investido nas aquisições pipocaram na internet: 64 bilhões de nuggets de frango do McDonalds, 82,5 milhões de garrafas do whisky Johnnie Walker, 226 Neymars, 15 times da NBA blá blá blá. Mas a verdade nua a crua é: o valor investido nas aquisições valem cada centavo investido. O custo para aquisição de clientes na internet está altíssimo. Para capturar um único cliente sequer na web você pode chegar a gastar em média 100 reais! E ainda assim nada garante que o cliente vai voltar a comprar. Muito provavelmente você terá que investir outros 100 reais para convencê-lo a comprar novamente. Nessas aquisições, a Rakuten levou para casa 300 milhões de pessoas, ou seja, ela pagou US$ 3 dólares para adquirir um cliente! E o Facebook pagou US$ 33 dólares para adquirir um cliente! Uma verdadeira pechincha! E tem mais! A participação de mercado do Whatsapp nos EUA é uma piada. Por sua natureza Ucraniana, a grande maioria dos usuários do Whatsapp é realmente nova para o Facebook. O mesmo vale para a Rakuten e Viber. Por sua natureza israelense, a grande maioria dos usuários de Viber são novos para o mundo da Rakuten. DICA MATADORA: O mercado que você vive é do tamanho do mundo. Os números da internet estão cada vez maiores. Os números serão cada vez mais estratosféricos. Se você ainda não se acostumou com isso, é bom rever as suas metas… talvez você esteja pensando pequeno demais.

6. O talento não mora na Avenida Paulista! O fundador do Whatsapp, Jan Koum, cresceu em uma pequena vila nos arredores de Kiev na Ucrânia. O casa onde ele morou toda a sua infância não tinha água quente! O cara era pobre de matar! O Viber, por outro lado, foi criado por quatro israelenses loucos pela possibilidade de derrubar a liderança do Skype. Whatsapp e Viber vieram de lugares que ninguém esperava com propostas que ninguém imaginava! DICA MATADORA: O talento do mundo não mora na Avenida Paulista, Berrini, ou Itaim Bibi. O mundo, e especialmente o Brasil, tem talento para internet em todos os cantos do país. No Norte, Sul, Leste, Oeste você encontra incubadoras investindo em startups bazucas shows de bola que tem tudo para arrebentar. Quem viver verá!

7. Vence quem for minerador de dados. A era do “eu acho” no mundo dos negócios está acabando. Ninguém mais tem que tomar uma decisão de negócios baseados no achômetro. O Whatsapp e o Viber são negócios que podem proporcionar incríveis quantidades de dados e informações sobre os clientes para o Facebook e a Rakuten fazerem um trabalho personalizado para cada um dos milhões de clientes que utilizam as ferramentas. DICA MATADORA: Faça um curso sobre Google Analytics! Leia o livro “Google Analytics para Imbecis”. Se você tem um web site na internet, você tem a chance de conhecer o comportamento dos seus clientes com profundidade. Não desperdice essa chance. Você não precisa depender apenas do seu feeling para trabalhar! O atendimento personalizado, customizado, 1-a-1, vai rolar com mineração de dados!

Para mim a compra do Whatsapp e do Viber representam o triunfo do Empreendedorismo, da Criatividade, da Coragem e da Inovação sobre o marasmo, a lentidão e o status quo que existem nas grandes empresas.

Esse tipo de notícia funciona como cocaína na veia!

O Whatsapp tem 20 funcionários! O Viber idem! 

Se você está parado porque não tem funcionários, ou porque não tem grana para marketing, ou porque não tem como atrair clientes, REPENSE TUDO que você está fazendo! REPENSE TUDO que você sabe sobre negócios!

Bem vindo ao Admirável Mundo Novo da Internet na Palma da Mão!

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Comente este artigo

Populares

Topo