X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A conexão entre Startups e o Mundo Corporativo


conectar-se-ok

*Por Sandro Cortezia

Inovar é difícil e arriscado! Especialmente para médias e grandes empresas estáveis e bem posicionadas no mercado. Se por um lado, inovações bem-sucedidas trazem resultados positivos para a imagem e nos lucros de qualquer organização, por outro, os altos investimentos em P&D interno e tentativas frustradas de inovar comprometem a autoestima e até mesmo a saúde financeira de muitas corporações.

Frente a este dilema, há pouco mais de uma década, o pesquisador americano Henry Chesbrough, lançou o conceito do Open Innovation, sugerindo que as grandes corporações deveriam tratar a inovação de uma forma mais aberta e colaborativa. No início algumas grandes empresas passaram a lançar desafios e concursos de ideias, como se isso fosse suficiente.  Recentemente percebe-se que a inovação aberta é muito mais do que isso; pressupõe novos princípios.

Em vez de contratar os melhores e mais brilhantes profissionais e investir em grandes projetos internos de P&D, as empresas passam a perceber que há pessoas e projetos brilhantes também fora da empresa. Também percebem que para inovar não necessariamente precisam descobrir por conta própria novas tecnologias e modelos de negócio. O investimento em projetos identificados no mercado e alavancados pelo uso eficaz das competências, estruturas e processos corporativos, pode gerar resultados extraordinários com menores custos e riscos diluídos.

É neste cenário que as Startups vêm ganhando cada vez mais atenção do mercado corporativo. Por conceito, as boas Startups são pura inovação; ágeis, flexíveis, audaciosas e principalmente experimentam e testam hipóteses, validando as inovações com o mercado. Naturalmente, muitas Startups conseguem se destacar e crescer de forma independente, com rounds sucessivos de investimento, até se tornarem também grandes corporações.

Porém, muitas Startups de elevado potencial não tem a mesma sorte ou competência e acabam ficando pelo meio do caminho. A conexão destas Startups com médias e grandes corporações pode ser não apenas a salvação e ponto de alavancagem desses negócios emergentes, como também, o impulsionador da inovação de toda uma cadeia de valor e desenvolvimento de um setor.

Não é à toa que temas como Corporate Venture e Aceleração Corporativa passam a fazer parte do vocabulário do mundo corporativo, instituições de fomento e outros agentes de desenvolvimento do país. São abordagens que visam facilitar esta aproximação, interconexão e investimento de corporações em Startups.

Se você é empreendedor de uma Startup, sugiro que em vez de colocar todas as fichas na tentativa de encontrar um investidor ou fundo de Venture Capital, passe também a analisar alternativas de crescer se conectando ao mundo corporativo. Esta relação pode iniciar com o fornecimento de um produto ou serviço, passar por parcerias estratégicas e até mesmo, chegar a um investimento direto ou incorporação da Startup por uma empresa de maior porte.

Por outro lado, se você é um profissional ou gestor de uma média ou grande corporação e está com dificuldades em inovar, comece a olhar mais de perto para o mundo das Startups. São centenas de empreendedores com tecnologias e modelos de negócio bastante inovadores que muitas vezes precisam apenas da conexão certa para decolar. Pode ser a oportunidade de ouro que sua empresa estava procurando.

Empreendedores e corporações, se precisarem de ajuda para identificar e fomentar estas oportunidades, procurem uma Aceleradora. É parte de nossa missão ajudá-los neste processo!


 

Sandro foto

*Sandro Cortezia é co-fundador e CEO da Ventiur, aceleradoras associada da ABRAII e do Programa Startup Brasil. Há mais de dez anos atua como consultor em diversos projetos e instituições, principalmente em temas relacionados ao empreendedorismo, inovação, internacionalização, estratégia e encadeamento produtivo. É professor e coordenador do Pós- MBA em Gestão da Inovação na UNISINOS.

O post A conexão entre Startups e o Mundo Corporativo apareceu primeiro em Startupi.

ae krpGyZzb eY

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot