X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A estratégia cientificamente comprovada para ganhar em pedra-papel-tesoura


Parece que os campeões de pedra-papel-tesoura não dependem só de sorte para ganharem. De acordo com cientistas, pode realmente haver uma estratégia vencedora para o melhor jogo que só utiliza as mãos.

Uma equipe de pesquisadores chineses reuniu 360 alunos, dividiu-os em grupos de seis, e os fez jogar 300 rodadas de joquempô em pareamentos aleatórios. Para garantir que os jogadores nunca perdessem o incentivo (algo compreensível após a 30ª rodada, e mais ainda na 300ª), os vencedores de cada rodada recebiam um pouco de dinheiro como recompensa.

LEIA MAIS: Agora você pode jogar pedra-papel-tesoura com um computador, mas você consegue vencê-lo?

Então o que você precisa saber para ganhar? Depois de observar as muitas e muitas rodadas, os cientistas descobriram que “se um jogador ganha em um jogo, sua probabilidade de repetir a mesma ação no próximo jogo é consideravelmente maior”. Ou seja, se o jogador A ganhou com “papel”, ele provavelmente jogará “papel” de novo na próxima rodada.

Por outro lado, se um jogador perde duas ou mais vezes na sequência, ele joga o sinal que teria vencido o oponente na rodada anterior. Funciona assim: o jogador A vem ganhando as rodadas, acaba de jogar “tesoura” e ganha de novo. Na próxima rodada, o jogador B provavelmente jogará “pedra”, que venceria na rodada anterior.

Toda essa estratégia se chama “ganha-continua, perde-muda”, mas ela pode ser um pouco difícil de entender. Felizmente, para ganhar dessa estratégia, basta seguir um guia mnemônico simples:

  • Na rodada anterior, você jogou pedra. Pedra ganha de tesoura. Então jogue tesoura na próxima rodada;
  • Na rodada anterior, você jogou papel. Papel ganha de pedra. Então jogue pedra na próxima rodada;
  • Na rodada anterior, você jogou tesoura. Tesoura ganha de papel. Então jogue papel na próxima rodada.

Não importa se você ganhou ou perdeu na rodada anterior: basta seguir essa dica. Mas e se seu adversário conhece este estudo? Aí as coisas mudam, como você pode ver no guia abaixo. Para nossos propósitos, vamos chamar seu adversário de Juvenal:

Se você ganhou a última rodada…

… jogando pedra, jogue tesoura na rodada seguinte.
… jogando papel, jogue pedra na rodada seguinte.
… jogando tesoura, jogue papel na rodada seguinte.

Se você perdeu a última partida (e o Juvenal não conhece este estudo)…

… jogando pedra, jogue tesoura na rodada seguinte.
… jogando papel, jogue pedra na rodada seguinte.
… jogando tesoura, jogue papel na rodada seguinte.

Se você perdeu a última partida (e o Juvenal conhece este estudo)…

… jogando pedra, jogue papel na rodada seguinte.
… jogando papel, jogue tesoura na rodada seguinte.
… jogando tesoura, jogue pedra na rodada seguinte.

Claro, tudo isso só funciona se você fizer um “melhor de três”, então sempre sugira jogar mais de uma vez – não deixe que a sorte defina o resultado final!

Mas… e como ganhar na variação criada em Big Bang Theory com Spock, tesoura, lagarto e papel? Olha, aí fica difícil… [Ars Technica]

Imagem: Shutterstock/sharpshutter

baca hnzQ TufU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot