X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A história cultural visualizada através da vida dos seres humanos mais importantes


O historiador da arte Maximilain Schich criou esta belíssima visualização dos registros da história da cultura humana nos últimos 2.600 anos. Os pontos azuis e vermelhos são os locais de nascimento e morte, respectivamente, de mais de 120 mil pessoas que foram “notáveis o suficiente” para ter essas datas registradas.

A ideia é que, a partir das vidas das pessoas “pessoas importantes”, você consegue descobrir muito sobre que cidades serviram como polos culturais de cada era. Quando mais gente, mais “importante” o lugar.

No começo, a maior parte dos pontos se forma ao redor de Roma. Depois, em 1789, a maioria dos pontos passa a se mover nas proximidades de Paris, indicando uma mudança no centro da cultura mundial. Mais recentemente, Nova Iorque e Los Angeles passam a ter muito mais pessoas viajando por lá.

A Nature escreve:

A equipe usou estes dados para criar um vídeo que começa em 600 A.C. e termina em 2012. O local de nascimento de cada pessoa aparece como um ponto azul, enquanto o local de falecimento é um ponto vermelho. O resultado é uma maneira de visualizar a história da cultura — à medida que uma cidade se torna mais importante, mais gente morre por lá. O trabalho que serviu de base para o mapa animado foi publicado na Science no dia 31 de julho.

A animação reflete o que de alguma maneira já era sabido. Roma deu lugar a Paris como um centro cultural, lugar este tomado mais tarde por Los Angeles e Nova Iorque. Mas o estudo também coloca formas e datas nestas mudanças — e permite comparações precisas. Por exemplo, os dados sugerem que Paris herdou o lugar de Roma em 1789.

Os dados vêm do Freebase do Google. Obviamente, há um viés europeu no mapa, mas ainda assim é fascinante ver como o mundo ocidental foi formado ao longo dos anos.

O post A história cultural visualizada através da vida dos seres humanos mais importantes apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ffb  LpzjUwGls

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot