X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A jornada para ressuscitar um animal extinto sem usar clonagem


Antes de existir a vaca, havia o auroque, um animal musculoso que percorria a Eurásia aos milhões. Ele foi caçado desde a pré-história, enquanto linhagens mais dóceis foram arrebanhadas e deram origem aos bois e vacas que conhecemos hoje. O último auroque, no entanto, morreu no século XVII.

Agora, um grupo de cientistas quer trazer de volta o auroque, através da reprodução seletiva de vacas modernas – é o sentido inverso da domesticação.

Ultimamente, vem ganhando força um movimento “desextinção”, para trazer de volta algumas criaturas que deixaram de existir há séculos. O Revive & Restore Project, por exemplo, sugere ressuscitar o mamute e o tigre-dentes-de-sabre. Esta ideia depende da clonagem de animais, uma técnica que raramente funciona, mas que dá esperança a pensadores radicais.

Enquanto isso, o Programa Tauros – que começou em 2008 – quer trazer o auroque de volta sem clonagem: em vez disso, eles usam a tradicional reprodução seletiva, guiada por uma análise moderna de DNA.

A revista Modern Farmer explica os detalhes sobre o projeto. Ele começou examinando o DNA sequenciado do auroque, a partir de ossos encontrados na Grã-Bretanha. Os cientistas, em seguida, procuraram raças primitivas de gado com segmentos ainda intactos do DNA do auroque.

Hoje, eles têm rebanhos de segunda e terceira geração espalhados por toda a Europa; após mais algumas gerações de reprodução seletiva, os pesquisadores acreditam que surgirá um auroque, ou uma criatura bem semelhante a ele.

O argumento mais contundente contra a desextinção de criaturas como o mamute é ecológico: onde é que um animal adaptado à idade do gelo viveria hoje? Mas no caso do auroque, este é o argumento para a sua ressurreição. Trazer o auroque de volta faz parte de renaturalização, o processo de restaurar habitats que existiram antes de nossas fazendas e nossas cidades. E para restaurar os habitats do passado, você precisa dos animais que viviam nelas. [Modern Farmer]

Imagem: Auroque em uma pintura rupestre em Lascaux, França. Prof saxx/Creative Commons

O post A jornada para ressuscitar um animal extinto sem usar clonagem apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

be u EZSjGNE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot