X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A Lua é mais letal do que pensávamos


Fantasias sci-fi preveem há um bom tempo que vamos morar na Lua. Mas se a falta de atmosfera representa um problema para a vida lunar, pode haver um problema ainda maior: uma nova pesquisa sugere que a superfície da Lua é tóxica para humanos.

Por motivos óbvios, a exposição humana ao ambiente lunar por longo prazo nunca foi estudada em profundidade. Mas agora, uma equipe internacional de cientistas investigou amostras de poeira lunar para prever os efeitos dela em nossa saúde. E parece que a poeira lunar é extremamente fina e cortante – e seria o maior problema para a saúde humana.

Primeiro, quando a poeira lunar chega aos pulmões, ela pode causar todo tipo de problema de saúde. Na melhor das hipóteses, a inalação dessas partículas podem causar inflamação das vias aéreas; na pior das hipóteses, ela pode aumentar o risco de diversos tipos de câncer. Os pesquisadores comparam a poeira a poluentes na Terra como amianto e cinzas vulcânicas, pequenas o bastante para penetrarem fundo nos pulmões. Mas a poeira lunar pode ser ainda mais perniciosa, devido à sua exposição prolongada a prótons e radiação ultravioleta na superfície pouco protegida da Lua.

Mas a superfície dura e vítrea da poeira lunar, resultado da vaporização de rochas por impactos de meteoritos, também as tornam fisicamente danosas. Os pesquisadores afirmam que, por serem afiadas, as partículas podem causar irritação extrema na pele durante exposição prolongada. Além disso, devido à microgravidade, ela pode facilmente chegar ao rosto, então não demoraria muito até sua córnea ser riscada por partículas lunares, se seus olhos não estiverem protegidos.

Claro, todos os resultados são hipotéticos: precisaríamos viver em uma espécie de base lunar, expostos diretamente à poeira lunar, para ter certeza de tudo isto. Mas entender o dano real que a poeira lunar poderia nos causar iria, claro, exigir testes feitos na Lua, o que deve ser um pouco difícil nos próximos anos. Pelo menos, já sabemos que há mais um obstáculo para morar por lá – já não bastassem a falta de atmosfera e gravidade. [Toxicity of Lunar Dust (PDF) via Universe Today]

Foto por lrargerich/Flickr

f di
f SUQWnfwhU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot