X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A maior câmera digital do mundo tirará fotos das estrelas com resolução de 3,2 gigapixels


Nós talvez estejamos à beira de uma renascença astronômica. Quando finalizado, o Grande Telescópio de Rastreio Sinóptico (Large Synoptic Survey Telescope, no original) procurará matéria e energia escura por todo o céu do sul a partir da sua posição elevada em Cerro Pachon, no Chile, enquanto produz incríveis 60 peta bytes de dados de arquivos públicos. Agora, só precisamos descobrir como pagar por isso.

O Grande Telescópio de Rastreio Sinóptico (LSST na sigla original) há muito ensaia sua estreia. A Associação de Universidades para Pesquisas em Astronomia (AURA) e o Observatório Nacional de Astronomia Ótica (NOAO) têm lutado por um tipo de telescópio de rastreamento grandes dimensões desde o começo dos anos 1990 e, em 2010, o Conselho de Pesquisa Nacional votou no LSST como o seu “instrumento baseado no solo de maior prioridade” durante a Astro2010. Com o apoio de 36 instituições e vários financiadores privados (até Bill Gates doou US$ 10 milhões), o LSST espera o início da construção, que deve ocorrer em 2014, pendente de uma doação de US$ 400 milhões da Fundação Nacional de Ciência.

Quando começar a operar, por volta de 2022, o LSST revolucionará a nossa compreensão do universo através de um exame de uma década sem precedente do céu do sul. O LSST em si é um telescópio baseado no solo de 8,4 metros que emprega uma câmera de 3200 mega pixels e um design inovador de lentes triplas. O LSST apresenta um extraordinário campo de visão larga de 3,5º, muito mais largo do que observatórios baseados no solo de tamanhos similares. Para referência, a Lua toma cerca de meio grau (ou 0,2 graus quadrados) quando vista da Terra. Quando comparado com a relativamente curta exposição de 15 segundos e sensor de 3,2 Giga pixel do telescópio, o LSST será 1000 vezes mais capaz do que as instalações existentes.

Ele poderá varrer faixas no céu de 20 mil graus quadrados a cada poucos dias — gerando cerca de 20 TB de dados a cada noite. “Nós na realidade nos movemos muito rapidamente. Em cinco segundos, podemos mover de um pedaço do céu a 3,5 graus e ficarmos prontos para outra exposição.” William Gressler, engenheiro ótico sênior responsável pelo LSST, disse. No geral, o LSST tirará um par de exposições de 15 segundos a cada 20 segundos, fotografando cada pedacinho do céu cerca de mil vezes no intervalo de dez anos.

“Os exames que estão sendo propostos para o LSST fornecerão conjuntos de dados de uma grande variedade que os astrônomos utilizarão para responder questões fundamentalmente diferentes sobre o universo,” Martha Haynes, da Universidade Cornell, disse à NPR. Os cientistas esperam identificar bilhões de novos objetos espalhados pelo universo, bem como coisas que não podem ser vistas diretamente, como matéria escura e energia escura. Essas fotos também servirão para fazer uns time lapses bem legais quando estiverem prontas.

A câmera do LSST.No coração desse telescópio reside a maior câmera digital do mundo. E por “maior” estamos falando de algo enorme, do tamanho de um Fusca. O conjunto da câmera tem 1,6 metro de altura, 3 metros de comprimento e pesa 2800 kg. Uma matriz de 64 cm de diâmetro com detectores de silício de 16 MP compreende seu sensor de 32 MP e trabalha em conjunto com a grande abertura do telescópio para produzir aproximadamente 200 mil imagens extremamente detalhadas do céu noturno por ano.

Para assegurar que essas imagens não tenham distorção alguma, o LSST confia em um design de espelhos triplos. O espelho primário tem 8,4 metros de comprimento, o secundário, atrás dele, 3,4 metros e o terciário de 5 metros será, na realidade, colocado em um buraco cortado do primário. Na verdade, os espelhos primário e terciário estão sendo cortados a partir de uma peça de vidro “monolito M1M3″.

Gerenciar a torrente de dados talvez seja o aspecto mais desafiador do sistema. A carga estimada de 20 TB por noite está além das capacidades de revisão até mesmo do mais dedicado assistente de pesquisa. Então o LSST trará uma tecnologia de mineração de dados super avançada, aproveitando mais de 150 petaflops de poder computacional para realizar o serviço.

Todos os dados, tanto os 60 PB de arquivos crus, quanto os 15 PB de dados catalogados, serão disponibilizados ao público. Parece que o Google Sky terá uma bela atualização em 2032. [LSST – NOAO – AURA – WikipediaImagem: Todd Mason / LSST corp]

f di
f doxbGbgTR

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot